Banco de Alimentos de Natal comemora um ano de sucesso


Banco de Alimentos de Natal comemora um ano de sucesso
Foto: Semtas

O Banco de Alimentos, programa desenvolvido pela Secretaria Municipal do Trabalho e Assistência Social de Natal - Semtas, completou um ano de atividades desde sua reestruturação em março de 2022. Para comemorar os bons resultados, uma série de atividades estão sendo programadas, dentre elas, um jogo de Goalball em parceria com a faculdade UNI-RN e o Instituto de Educação e Reabilitação de Cegos do RN (IERC), na próxima quarta-feira (31) de maio, às 9h30, no Ginásio da UNI-RN, a entrada será 1kg de alimento não-perecível. 

Além de fazer parte da programação de um ano de reestruturação do Banco, a atividade busca incentivar a prática esportiva e ampliar o atendimento às 23 instituições vinculadas ao Banco de Alimentos e  que atendem pessoas em situação de vulnerabilidade nas quatro regiões da capital, buscando minimizar a situação de insegurança alimentar no município atendidas pelo programa por meio das doações. 

“O Banco de Alimentos é uma ferramenta importante no processo de assegurar uma alimentação balanceada. Para isso, contamos com o apoio efetivo do prefeito Álvaro Dias, da dedicação da equipe de trabalho e a participação especial dos nossos parceiros que colaboram para o sucesso deste primeiro ano desde a reestruturação e para comemorar os nossos bons resultados estamos programando uma série de atividades", enfatizou a secretária da Semtas, Ana Valda Galvão.


Instituições atendidas

O Banco de Alimentos atende 23 instituições assistenciais dentro do município. O trabalho em rede proporciona um atendimento de qualidade para as entidades e evita o desperdício de alimentos. “Com a reestruturação do programa, a Semtas assume um compromisso com essas instituições, contribuindo com a oferta das refeições servidas aos seus usuários, como também prestando apoio técnico", afirma a assistente social, Elaine Medeiros.

O Programa Banco de Alimentos é um equipamento da secretaria municipal de alimentação e nutrição destinado a arrecadar, selecionar e distribuir gêneros alimentícios arrecadados por meio de doações, além dos produtos adquiridos da agricultura familiar. Estes alimentos são distribuídos gratuitamente às instituições cadastradas na Semtas que os repassam a pessoas em situação de insegurança alimentar e nutricional. Atualmente, são beneficiadas 23 entidades e  5.160 pessoas mensalmente em Natal. 

Apesar de estarem em bom estado para consumo, os alimentos doados pelos parceiros não têm padrão de comercialização e, por isso, eram descartados. Com o programa, esses produtos passam por uma triagem para depois serem enviados às instituições cadastradas.

Anterior:
Próximo:

Logo da Prefeitura de Natal
R. Ulisses Caldas, 81 - Cidade Alta, Natal - RN, 59025-090 - Ouvidoria Geral (84)3232-6389