Galeria Newton Navarro recebe lançamento de “Egbé”, do professor Luiz Assunção


Galeria Newton Navarro recebe lançamento de “Egbé”, do professor Luiz Assunção
Arte: Funcarte

Nesta terça-feira (30), a partir das 18h, a Galeria Newton Navarro (sede da Secult-Funcarte), recebe o lançamento do livro “Egbé: ancestralidades, articulações e patrimônio”  do professor do Departamento de Antropologia da UFRN, Luiz Assunção. 

A publicação do livro foi aprovada pela Seleção Pública de Apoio Financeiro às Expressões Culturais Religiosas de 2022 promovida pela Prefeitura do Natal, através da Secretaria de Cultura (Secult-Funcarte).

A obra é fruto do trabalho acadêmico realizado no âmbito da pós-graduação e dos encontros etnográficos das pesquisadoras e pesquisadores com as religiões afro-brasileiras e coletivos culturais da cidade do Natal e região metropolitana. 

O livro reúne textos de pesquisadores e religiosos (babalorixá, juremeiro, ogã, yawô, abiã), com formação e atuação nas Ciências Sociais, que produzem conhecimentos sobre temas ligados às religiões afro-brasileiras.  

A intenção foi produzir uma publicação com registro das experiências etnográficas e as reflexões possíveis desses encontros, procurando abarcar as narrativas de vida de lideranças religiosas e suas ancestralidades,  as concepções ritualísticas e suas práticas cotidianas, a trama dos conflitos e negociações, a agência dos diferentes sujeitos, as relações políticas constituídas, as questões referentes à intolerância religiosa, a produção do patrimônio arquitetônico religioso, as expressões simbólicas religiosas nas festas, danças, no corpo em performance. 

Durante o lançamento acontece também a exposição Orixás em Marchetaria, de Ulisses Leopoldo de Souza, além da apresentação dos grupos Afoxé Estrela da Manhã e Nação Zamberacatu.

Lançamento “Egbé: ancestralidades, articulações e patrimônio”

Autor: Luiz Assunção

Local: Galeria Newton Navarro (sede da Secult-Funcarte)

Data: Terça-feira (30)

Horário: 18h

Entrada franca

Anterior:
Próximo:

Logo da Prefeitura de Natal
R. Ulisses Caldas, 81 - Cidade Alta, Natal - RN, 59025-090 - Ouvidoria Geral (84)3232-6389