Banco de Alimentos fortalece estrutura da segurança alimentar em Natal 


Banco de Alimentos fortalece estrutura da segurança alimentar em Natal 
Foto: Alex Régis / Secom

O Banco de Alimentos da Prefeitura de Natal arrecadou mais de 20 toneladas desde a sua reestruturação em março de 2022. Os números tornam o Banco de Alimentos um dos equipamentos municipais que atuam de forma estratégica na garantia da segurança alimentar para a população mais vulnerável da cidade. 

O programa atende ao todo 23 instituições assistenciais cadastradas na secretaria municipal do Trabalho e Assistência Social (Semtas) e  impacta cerca de 5.160 pessoas mensalmente. Os alimentos são coletados junto à rede de doadores, avaliados e selecionados pela equipe técnica do Banco de Alimentos, vinculados ao departamento de Segurança Alimentar da Semtas e, em seguida, são repassados segundo o número e a faixa etária dos públicos atendidos pelas instituições cadastradas, que atendem crianças, adolescentes, adultos e idosos. O programa viabiliza a captação e distribuição de gêneros alimentícios provenientes de doações dos setores público e privado. 

O Programa Banco de Alimentos é uma importante política pública que funciona como uma ponte entre quem quer doar e quem precisa receber. "Ao doar, a organização amplia as suas ações de responsabilidade social e cidadania, reduz custos com o descarte de produtos e são isentos de responsabilidade pelo consumo do alimento doado. Porém o mais importante, auxilia no acesso ao alimento para quem mais precisa, e pode acompanhar de perto a destinação das doações: são crianças, pessoas com deficiência, idosos, os grupos beneficiados por esta rede”, explica a titular da pasta, Ana Valda Galvão. 

De acordo com a presidente do Lar Fabiano de Cristo, Érica Rayssa, as doações feitas pelo Banco de Alimentos proporcionam aos assistidos pela instituição uma refeição balanceada e rica em nutrientes. “Atendemos crianças, adolescentes, jovens, adultos e idosos, então nesse período que eles estão em atividades, ofertamos refeições diariamente dentro da instituição e o Banco de Alimentos vem contribuindo significativamente para que possamos continuar oferecendo uma alimentação balanceada, saudável.  Essa parceria  está conseguindo contribuir para segurança alimentar dessas famílias trabalhando também a questão do desperdício e o reaproveitamento dos alimentos”, afirma.

Como participar?

Existem vários critérios para o consumo e para qual instituição será entregue. Com o cadastro das instituições, sabe-se o perfil que aquele local atende.  É necessário  prestar atendimento gratuito, ter estatuto, razão social ou CNPJ, registro no Conselho de Assistência Social, não possuir vínculo político-partidário, preparar e servir refeições na própria sede, ter cozinha, despensa e refeitório adequado e participar de reuniões promovidas pelo Banco de Alimentos.

Atualmente, o Programa atende instituições como: Escola Ambulatório Padre João Maria-Casa da Criança, Humanização e Apoio ao Transplantado de Medula Óssea do RN - Hatmo, Instituto de Educação e Reabilitação de Cegos- IERC/RN, Lar da Vovozinha, Casa de Idosos Jesus Misericordioso, Lar do Ancião Evangélico -LAE, Lar Fabiano de Cristo, dentre outras. 

A assistente social, Elaine Medeiros, explica como funciona o Banco: "O programa desenvolve um trabalho de captação, triagem e seleção de alimentos que seriam desperdiçados mas que são considerados próprios para o consumo humano. Em seguida é realizada a entrega desses alimentos para as instituições cadastradas, além da orientação e do acompanhamento da equipe técnica. É importante destacar que o objetivo é contribuir com o direito à segurança alimentar desses usuários através do combate ao desperdício de alimentos e do fortalecimento da responsabilidade social das empresas parceiras", afirma. 

Doações

As empresas de gêneros alimentícios que fazem doações ao Banco de Alimentos  ajudam várias entidades socioassistenciais e ganham reconhecimento no mercado. As empresas colaboradoras recebem o selo do programa, apoio de capacitação nutricional, além de ter sua logomarca divulgada no caminhão do banco de alimentos e nas sacolas das entregas.

Os interessados devem entrar em contato no telefone (84) 3232.9498 e pelo 98602.5391 (whats), de segunda a sexta-feira. O doador também pode entregar os alimentos na sede do Banco de Alimentos, na rua Manoel Miranda, 1860, Quintas.

Anterior:
Próximo:

Logo da Prefeitura de Natal
R. Ulisses Caldas, 81 - Cidade Alta, Natal - RN, 59025-090 - Ouvidoria Geral (84)3232-6389