Centros Públicos abrem novas turmas de qualificação profissional

A Secretaria Municipal de Trabalho e Assistência Social (Semtas) abre inscrições para novas turmas dos cursos de qualificação profissional oferecidos pelos Centros Públicos (Cidade Alta e Alecrim). Os interessados podem comparecer a um dos Centros Públicos, no próximo dia 10 de agosto, das 8h às 17h. Dentre os cursos oferecidos estão os de Operador de Micro, Corte de Cabelo e Inglês II.

No Centro Público do Alecrim são cinco turmas para o curso Operador de Micro. As aulas iniciam no próximo dia 23 de agosto para as turmas manhã e tarde. Na turma da noite as aulas começam no dia 16 de agosto. É pré-requisito para a inscrição estar cursando o ensino fundamental ou o nono ano e apresentar certificado que está estudando na escola. As turmas variam entre 20 a 30 alunos.

Centro Público da Cidade Alta
Já o Centro Público da Cidade Alta é o local onde se concentram os cursos de Corte de Cabelo, Inglês II e também o de Operador de Micro. O curso de Corte de Cabelo terá uma turma no período da noite que será composta por 25 alunos. Para este curso é preciso ter ensino fundamental completo. As aulas começam no dia 16 de agosto.

O curso de Inglês II terá uma turma com 30 vagas no turno da manhã e as aulas começam também no dia 23 de agosto. São exigidos ensino médio completo e ter cursado o nível básico em inglês. É preciso ainda apresentar diploma de conclusão do ensino médio e comprovante de que realizou curso básico em inglês.

O curso de Operador de Micro da Cidade Alta terá início no dia 23 de agosto com sete turmas, nos turnos manhã, tarde e noite. Para se inscrever é preciso estar cursando o ensino fundamental (nono ano) e trazer o certificado que está estudando na escola. As turmas irão variar de 20 a 30 alunos.

São exigências para todos os cursos aqui mencionados ter mais de 16 anos e apresentar os documentos de identidade, CPF e carteira de trabalho.

“Mais de 2.400 mil pessoas beneficiaram-se com os cursos do Centro Público de janeiro a julho desse ano. Encaminhamos mais de 5.385 dos nossos alunos ao mercado de trabalho em 2010. Foram 689 pessoas inseridas no mercado de trabalho de janeiro a agosto deste ano. Somente nessa semana, por exemplo, encerramos um curso de Garçom e 10 pessoas da mesma turma já estão empregadas”, afirma Micaele Melo, Diretora do Departamento de Incentivo às Ações para o Trabalho.

Sobre o Centro Público
O Centro Público de Emprego, Trabalho e Renda é um órgão dedicado a capacitar o trabalhador a atuar em sintonia com o mercado de trabalho. O Centro oferece cursos gratuitos de capacitação e atualização profissional, para que o aluno esteja apto a ocupar as vagas existentes no mercado e também a compor o banco de dados, que é uma importante fonte de consulta para as empresas na hora da contratação. Esse serviço é oferecido de forma gratuita para as empresas de pequeno, médio e grande porte que querem encontrar mão-de-obra qualificada.
LOCAIS:
UNIDADE I – Rua Fonseca e Silva, 112 – Alecrim. Fone: 3232-4202