Cadastro Único/Bolsa Família realiza revisão cadastral

Os Programas Sociais Cadastro Único e Bolsa Família realizam até o dia 30 de setembro a revisão cadastral para as famílias que não atualizaram os dados nos últimos dois anos. “Nessa revisão incluímos também as famílias que mudaram de endereço, renda familiar ou número de componentes, e as crianças que mudaram de escola. Isso representa mais de 4.600 famílias que precisam ir a um dos Postos descentralizados de Atendimento dos Programas para que os benefícios não sejam bloqueados”, afirma Janaína Bandeira, Chefe do Setor de Cadastro Único da Secretaria de Trabalho e Assistência Social – Semtas.

Para facilitar e tornar digno o atendimento às famílias carentes de Natal, o serviço de cadastro e recadastro dos Programas passou por uma reformulação, que teve início logo nos primeiros meses da nova gestão. As filas quilométricas que tinham início ainda pela madrugada, deram espaço para um atendimento que prioriza o respeito e o zelo aos cidadãos. Na grande galpão na sede da secretaria, 10 guichês foram abertos, uma equipe agenda os atendimentos, com dia e hora previamente marcados, uma televisão e mesinha com água e café para minimizar o tempo de espera, e ainda o serviço foi descentralizado para outras unidades da Semtas. "Hoje, se o cidadão quiser não precisa mais se dirigir até a sede da Semtas, ele pode ir a uma unidade descentralizada mais próxima de sua casa, otimizando tempo e dinheiro da condução. Isso é respeito a quem mais precisa", ressalta o secretário da Semtas, Alcedo Borges.

As famílias com cadastro desatualizado devem comparecer até o mês de setembro/2010 nos seguintes postos de atendimento do Cadastro Único/Bolsa Família:

Semtas: Avenida Bernardo Vieira, Nº 2180 – Diix-Sept Rosado.
Casa dos Ofícios – Zona Norte: Rua Bariri, S/N, Gramoré.
Centro Público – Alecrim: Rua Fonseca E Silva, Nº 1112, Alecrim.
Cras – Pajuçara: Rua Flor do Paraíso, 319, Pajuçara.
Cras – África: Rua da Gameleira, 316, Redinha.
Cras – Salinas: Rua dos Pataxós, Nº 50, Salinas.
Cras - Felipe Camarão: Rua Nossa Srª do Rosário, S/N, Felipe Camarão.
Cras – Guarapes: Rua Lagoa Seca, N° 02 Guarapes (Próx. A Quadra de Esportes).

É preciso levar os documentos de todos os moradores da casa, independente do grau de parentesco (inclusive os amigos devem ser incluídos se morarem na mesma casa). Os documentos precisam ser originais:

- Comprovante de residência
- Carteira de Trabalho e Contra-cheque
- Identidade
- CPF
- Título de Eleitor
- Certidão de Nascimento dos integrantes menores de 18 anos
- Declaração Escolar de 2010 das crianças e adolescentes

Sobre o Cadastro Único/Bolsa Família

O Cadastro Único se constitui como um dos mais importantes instrumentos de coleta de dados para os Programas da Assistência Social, tendo como objetivo identificar todas as famílias em situação de pobreza existentes no Município. A inscrição no CadÚNico é o primeiro passo para a inclusão no Programa Bolsa Família e demais Programas Sociais. Cerca 72 mil famílias em Natal estão incluídas no Cadastro Único e mais de 44 mil são beneficiadas pelo Bolsa Família.