Nova secretária de Saúde de Natal toma posse nesta quinta-feira

A nova titular da Secretaria Municipal de Saúde, a enfermeira Ana Tânia Lopes Sampaio, toma posse do cargo nesta quinta-feira (07), às 11h, no Salão Nobre do Palácio Felipe Camarão, sede da Prefeitura do Natal. Atualmente vice-presidente da Associação Brasileira de Enfermagem, seccional do Rio Grande do Norte, e professora e coordenadora do curso de Enfermagem da Facex, Ana Tânia assume a secretaria elegendo prioridades de curto, médio e longo prazo para cumprir.

“Temos consciência de que é um grande desafio, mas nossa prioridade de curto prazo é colocar a rede para funcionar de forma que o usuário chegue às unidades e seja atendido de forma eficaz e qualificada. Vamos investir também nas ações de proteção e promoção à saúde em conjunto com a educação, porque acreditamos serem ferramentas eficazes para inverter esse quadro existente hoje na rede pública municipal”, definiu a nova secretária.

Outro projeto de Ana Tânia é dar autonomia financeira aos distritos municipais de Natal, para que essas unidades não tenham que passar pelo processo burocrático que passam hoje na hora de equipar os locais de atendimento. “Também vamos informatizar a rede para que ela funcione de forma equitativa e ágil”, acrescentou.

Ana Tânia Lopes Sampaio formou-se em Enfermagem pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte e especializou-se em Saúde Pública pela Escola Nacional de Saúde Pública (ENSP) da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz). Também fez especialização em Educação em Saúde na Universidade de Ribeirão Preto, além de ter se aperfeiçoado em Ativação de Processos de Mudança na Formação Superior de Profissionais da Saúde, ainda pela ENSP/Fiocruz. É mestre em Enfermagem e doutora em Educação pela UFRN.

Servidora do Ministério da Saúde/Funasa desde 1986, Ana Tânia foi secretária municipal de Saúde de Macaíba entre os anos de 1993 e 1996, mesma época em que foi presidente do Conselho Nacional dos Secretários Municipais de Saúde do RN (Cosems) . Atuou ainda como coordenadora de Educação em Saúde na Secretaria Estadual de Saúde do Rio Grande do Norte, entre os anos de 1997 e 2003.

Em seu currículo ainda constam a posição de tutora do Programa de Interiorização do Trabalho em Saúde (PITS) do Ministério da Saúde, de 2001 a 2003, e da Coordenadoria de Educação em Saúde do Ministério entre os anos de 2004 e 2006. Atualmente Ana Tânia é vice-presidente da Associação Brasileira de Enfermagem no RN, cargo que ocupa desde o ano passado, assim como o de professora e coordenadora do curso de Enfermagem da Facex. Este ano se tornou consultora em gestão do Sistema Único de Saúde no município de São Gonçalo do Amarante, de onde sai para ocupar o cargo de secretária municipal de Saúde de Natal.

Na tarde desta quinta-feira a prefeita esteve reunida com a nova secretária de Saúde, Ana Tânia e com a secretária adjunta, Lecy Fernandes.