O Palácio dos Esportes Djalma Maranhão sediou na tarde desta terça-feira (19), o Festival de Ginástica e Dança dos Jogos Escolares Municipais (JEMs). O evento reuniu 147 estudantes de seis escolas da Rede Municipal, em um espetáculo que celebrou a arte, o esporte e a saúde. A atividade foi coordenada pela assessora pedagógica e uma das organizadoras do JEMs, Ana Arleide Oliveira.

 

As escolas participantes apresentaram coreografias que cativaram o público presente. Entre as apresentações estiveram "Superação" e "Feira do Mangaio" da Escola M. Vereador José Sotero, coreografada por Mirela Braga; Ginástica Rítmica "Mãos Livres", individual e em grupo, da Escola M. Professor Antônio Campos e Silva, com coordenação de Karissa Miranda; "Brincantes no Reino da Chita", “Movimento, arte, e esporte, uma só conexão”, da Escola M. Francisca Ferreira, coordenada por Nilton Andrade; "Cheerleader" dirigida pelo professor Frank Rodrigues e “As Bonecas” com a professora Lidiane Diniz, da Escola M. Professora Maria Madalena X. de Andrade; "Pastoril" da Escola M. Professor Arnaldo Monteiro Bezerra, com coordenação de Kaline Souza e Ilana Diniz;  "Líderes de Torcida" da Escola M. Professora Terezinha Paulino de Lima, coordenada por Marinalva Gomes;

 

A professora Mirela Braga, que também coordenou o evento, compartilhou sua empolgação com o festival, ressaltando que a modalidade não é competitiva, permitindo que todos os participantes sejam premiados. "É uma grande festa para as escolas mostrarem o que os professores produziram, tanto em dança quanto em qualquer estilo de ginástica. É uma comemoração do trabalho árduo realizado durante o ano, uma oportunidade para as crianças e adolescentes participarem do mundo cultural, artístico e esportivo, além de ser um estímulo para a vida e para a promoção da saúde e de diversos aspectos sociais", explicou Braga.

 

A professora Mirela Braga destacou ainda a parceria entre a Associação de Ginástica de Natal (Aginati) e a Prefeitura do Natal. Estudantes da Escola M. Professor Antônio Campos e Silva, localizada em Mãe Luiza, treinam também na Aginati. “Aquelas que demonstram maior habilidade são selecionadas para a equipe oficial da associação, participando de competições estaduais e nacionais de ginástica”, disse Braga.

 

Isabela Maria R. dos Santos Silva, 11 anos, da Escola M. Prof. Antônio Campos e Silva, compartilhou a experiência com o projeto da Aginati. "Eu aprendo muito com os exercícios de ginástica, temos aulas duas vezes por semana, com a professora Karissa Miranda, e adoro me apresentar nas coreografias”. Da mesma forma, Laísa F. da Costa, de 12 anos, da Escola M. Vereador José Sotero, enfatizou a importância do evento desportivo em sua vida. “Apesar da rotina intensa de treinamento ser quatro vezes por semana, antecedendo os jogos municipais, eu gosto muito dessa rotina”, afirmou.