Obras do canal do Passo da Pátria são retomadas

A Prefeitura do Natal, por meio da Secretaria Municipal de Obras Públicas e Infraestrutura (Semopi), retomou nesta sexta-feira (20) as obras de construção de um canal de concreto armado e aberto para a captação de águas pluviais no Passo da Pátria. A retomada foi marcada com a assinatura da ordem de serviço pela prefeita do Natal, Micarla de Sousam juntamente com o secretário adjunto da Semopi, Sueldo Medeiros.

O investimento total é de R$ 2.847.362,57 e será completamente arcado com recursos próprios da Prefeitura do Natal. Inicialmente a previsão era de que R$ 2 milhões viriam do Ministério da Integração e o restante seria contrapartida da Prefeitura, mas passado um ano e meio, e depois de muitas tentativas da atual gestão para conseguir a liberação do recurso federal, sem sucesso, a prefeita Micarla de Sousa resolveu assumir a responsabilidade da construção do canal. Do total investido, R$ 620 mil já foram utilizados para iniciar as obras com a limpeza da área.

“Para mim é uma questão de honra retomar as obras do canal. Procurei por várias vezes o Ministério da Integração para solicitar a liberação do recurso prometido, o que não aconteceu. Só que eu não podia mais esperar por outro inverno e chuvas de verão que pudessem causar mais problemas para a comunidade do Passo da Pátria, por isso, abracei completamente a responsabilidade de construir o canal com recursos próprios e solucionar de vez o problema das inundações aqui”, disse a prefeita Micarla de Sousa ao assinar a ordem de serviço.

Ainda durante a assinatura da ordem de serviço, a chefe do Executivo Municipal fez um apelo à população. “Eu peço que quando entregarmos esta obra, ela seja preservada. Este não será um equipamento da Prefeitura, mas de vocês. Portanto, é importante que vocês não joguem lixo ou outros tipos de dejetos no canal”, pediu Micarla de Sousa.

Conclusão em 90 dias

As obras no canal do Passo da Pátria, que tem 360 metros de extensão, compreendem drenagem, pavimentação e a construção de um canal de concreto pré-moldado aberto, como existe no Baldo. De acordo com o secretário adjunto de operações da Secretaria Municipal de Obras Públicas e Infraestrutura (Semopi), Sueldo Florêncio, a obra deverá estar concluída até os próximos 90 dias.

“Depois da realização de um estudo técnico essa foi a solução mais viável e que resolverá de uma vez por todas o problema das inundações no Passo da Pátria no período de chuvas”, afirmou o secretário adjunto da Semopi, Sueldo Medeiros.

“A comunidade do Passo da Patria está muito satisfeita porque agora a Prefeitura tomou a iniciativa de resolver este problema”, disse o líder comunitário do Passo da Pátria, Francisco Canindé Nascimento.