Concurso público seleciona projeto para Praça do Natal

O espaço localizado no bairro de Mirassol onde nos últimos anos era instalada a árvore de Natal ganhará um monumento natalino permanente. O Concurso Público de Arquitetura para a Praça do Natal foi lançado pela prefeita Micarla de Sousa na manhã desta sexta-feira, 13 de março.

“A Praça do Natal será um marco importante não só para os cidadãos natalenses, mas também um atrativo a mais para o turista que vem visitar a cidade. Não queremos a árvore mais alta do país, queremos sim a árvore e a praça mais bonitas do Brasil”, declarou a prefeita.

A solenidade contou com a presença do presidente do Instituto de Arquitetos do Brasil – Departamento do Rio Grande do Norte (IAB/RN) Lúcio Dantas, do presidente do Conselho Regional de Engenharia e Arquitetura (Crea/RN) Adalberto Pessoa, do presidente da Câmara Municipal Dickson Nasser, do deputado federal Rogério Marinho e dos secretários municipais envolvidos na realização do concurso.

Segundo o secretário municipal de Serviços Urbanos João Bastos, a Praça do Natal contará diariamente com espetáculo de água, som e luz, espaço para prática de esportes e diversão, atrações culturais em datas comemorativas e um mercado de artesanato voltado para o monumento natalino.

“Não tenho dúvidas de que esse projeto será referência de entretenimento para toda a população e, principalmente, para os moradores do bairro de Mirassol, que serão presenteados com o projeto”, destacou. A expectativa é de que a Praça do Natal seja inaugurada em novembro, para festejar o aniversário de 410 anos da cidade.

A iniciativa conta com a parceria das Secretarias Municipais de Serviços Urbanos (Semsur), Meio Ambiente e Urbanismo (Semurb), Turismo (Sectur), Trabalho e Assistência Social (Semtas) e Fundação Capitania das Artes, com a organização do Instituto dos Arquitetos do Brasil – Departamento do Rio Grande do Norte (IAB/RN).

Os três primeiros colocados no concurso serão contemplados com prêmios em dinheiro. O primeiro lugar terá seu projeto executado e participará de todo o processo de desenvolvimento da obra.

Arquitetos de todo o Brasil poderão se inscrever a partir de segunda-feira (16) pelo site do IAB: www.iabrn.org.br/concursonatal.