Obras das calçadas: ação educativa da Semurb avança na Av. Nilo Peçanha


Obras das calçadas: ação educativa da Semurb avança na Av. Nilo Peçanha
Foto:Gersiana Duarte/Assessoria de Imprensa

Uma equipe de educação ambiental da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Urbanismo (Semurb) percorreu a Avenida Nilo Peçanha, no trecho compreendido entre a rua Seridó e Avenida Getúlio Vargas, Na manhã desta sexta-feira (10) com o intuito de sensibilizar os moradores e comerciantes da região, quanto às obras de requalificação das calçadas, que avançam nas imediações da Prudente de Morais em direção a Petrópolis.

Com a distribuição de cartilhas informativas e comunicação direta, a equipe da Semurb pôde conscientizar a população quanto às intervenções que vão ocorrer na via. Elas incluem nivelamento e padronização do piso, sinalização, e mobiliário das calçadas, além da arborização.

O objetivo das obras de requalificação é proporcionar maior segurança e mobilidade aos pedestres, cadeirantes e pessoas com deficiências visuais, que terão novas ferramentas para se deslocar com mais segurança.

Para o porteiro Vicente Augusto, que trabalha em um residencial inserido no trecho beneficiado, a contemplação das obras das calçadas é algo primoroso para a região.

"Essas obras valorizam os empreendimentos, e até mesmo o bairro. Traz segurança aos moradores e turistas, deixando um aspecto de cuidado e organização das ruas. Acompanho o avanço das obras por entre os bairros da cidade, e é gratificante ver as melhorias no nosso município", conta.

As obras nas calçadas estão inseridas na legislação que prevê acessibilidade, e também fazem parte da instrumentalização do novo Plano Diretor, proposto pela Prefeitura de Natal. O regramento prevê projetos de rotas acessíveis, com intervenções nos passeios públicos para garantir acessibilidade às pessoas. Dentre elas, estão medidas como calçadas com rampa e sem desnível.

Além do trabalho de sensibilização dos educadores, a Semurb também é responsável pelas notificações aos proprietários de imóveis sobre a execução das obras, e quando necessário solicita as adequações para que a obra possa seguir.

Durante o período de obras, a equipe educativa reforça o planejamento e logística para entrada e saída de veículos e pedestres dos imóveis, evitando possíveis transtornos.

No caso de dúvidas, a população é orientada a buscar os canais de ouvidoria da Semurb pelo telefone (84) 3616-9829, de segunda a sexta, das 8h às 14h, por e-mail: ouvidoria.semurb@natal.rn.gov.br.

Anterior:
Próximo:

Logo da Prefeitura de Natal
R. Ulisses Caldas, 81 - Cidade Alta, Natal - RN, 59025-090 - Ouvidoria Geral (84)3232-6389