Vacinação contra a dengue é iniciada em Natal

Foto: SMS

Nesta segunda-feira (19), a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) Natal iniciou a vacinação contra a dengue para o público com idade entre 10 e 11 anos no município. A vacinação com o imunizante Qdenga (TAK-003) acontece de forma escalonada em oito unidades de referência distribuídas nos cinco distritos sanitários da cidade.

Até a quarta-feira (21), o público com idade entre 10 e 11 anos, 11 meses e 29 dias pode procurar uma das oito unidades básicas de saúde de referência para receber a primeira dose do imunizante. Para o público com idade entre 12 e 14 anos, a vacinação acontece a partir de quinta-feira (22) também nas oito unidades de referência.
“Esse é um momento histórico para o país e para o nosso município. Então é importante que os pais levem seus filhos para se imunizar e que fiquem atentos também aos depósitos que possam servir de criadouros para os mosquitos em sua residência, pois o controle do mosquito ainda é o principal método de prevenção contra a doença”, comenta o Secretário Municipal de Saúde, George Antunes.

Nas primeiras horas de abertura das salas para a vacinação, o público já estava aguardando para receber o imunizante, o que se estendeu durante toda a manhã.

Para Alisson Ricardo, pai de Caio Ricardo, de 10 anos, que compareceu à Unidade Básica de Saúde de Pajuçara, a vacina é importante principalmente com o aumento de casos no município. “Eu conheço casos de pessoas que faleceram devido à dengue há alguns anos, e venho acompanhando o aumento dos casos, então achei melhor me precaver, pois é muito importante a vacinação e preserva a saúde dele”, comenta.

Outro pai que levou o filho para se imunizar no primeiro dia de vacinação foi Jailton Fernandes, funcionário da Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (SEMSUR), que levou o pequeno Edson Luiz, também de 10 anos, para receber a dose do imunizante na Unidade Básica de Saúde de Dix-Sept Rosado. “É muito importante a vacinação para a saúde dele, pois em primeiro lugar vem a saúde. Eu trabalho em uma área em que vejo muita coisa, então recomendo que os pais também procurem a unidade e imunizem os seus filhos”, comenta.

O esquema vacinal do imunizante Qdenga é composto por duas doses com intervalo de três meses entre elas. Para se imunizar, o munícipe deve ter entre 10 e 14 anos, 11 meses e 29 dias, procurar uma das oito unidades durante o período especificado para cada idade, levando documento de identificação, cartão de vacinação e comprovante de residência de Natal em nome dos pais da criança.

Quem pode se vacinar?
Crianças com idade entre 10 e 11 anos (nos dias 19, 20 e 21 de fevereiro);
Crianças com idade entre 12 e 14 anos (a partir do dia 22 de fevereiro).

Quem não pode se vacinar?
Gestantes;
Lactantes;
Menores de 4 anos;
Maiores de 60 anos;
Imunossuprimidos.

Quais documentos apresentar para vacinação?
Documento de identificação pessoal;
Cartão de vacinação;
Menores de idade - Estar acompanhadas de um responsável maior de idade;
Apresentar comprovante de residência de Natal em nome dos pais.

Unidades de referência para vacinação (8h às 16h)
Norte I
UBS Pajuçara;