Secretaria de Educação promove formação sobre Gestão Participativa para diretores


Secretaria de Educação promove formação sobre Gestão Participativa para diretores
Foto: Manoel Barbosa / SME

Na manhã desta quarta-feira (27), ocorreu no Centro Municipal de Referência em Educação Aluízio Alves (Cemure), a 1ª Formação "Caminhos Intersetorias para uma Gestão Participativa", destinada aos gestores pedagógicos e administrativos das 147 unidades de ensino da Rede Municipal. Organizada pelo Departamento de Gestão Escolar (DGE) da Secretaria Municipal de Educação, a ação teve como objetivo promover a atualização e aprimoramento dos profissionais responsáveis pela gestão educacional.
 
A diretora do DGE, Wanessa Cristina M. de F. Rodrigues, destacou que os encontros são cuidadosamente planejados com base em temáticas relevantes para a prática dos diretores, promovendo uma troca significativa de experiências entre os participantes, fundamentada nas realidades vivenciadas nas respectivas unidades de ensino. “Hoje marcou o início do ciclo de formações para os diretores administrativos e pedagógicos do ano de 2024. Estão programados encontros mensais, totalizando 40 horas de formação continuada, visando fortalecer e aprimorar ainda mais as habilidades e competências no âmbito da gestão escolar", afirmou Rodrigues.    

A programação foi marcada pela participação de diversos especialistas, como por exemplo, Jan Pierre Martins de Araújo, representante do Centro de Zoonoses da Secretaria Municipal de Saúde, compartilhou dados sobre as arboviroses na região. Em seguida, a representante do Departamento de Vigilância em Saúde, Veruska Ramos Torres, abordou a importância das vacinas, contando com a contribuição da gestora pedagógica do CMEI Professora Francisca Célia Martins de Souto, Márcia Cristina da Silva. “A formação nos permite fortalecer os laços de colaboração entre as diferentes unidades de ensino. A troca de experiências e a construção de redes de apoio são fundamentais para enfrentarmos os desafios comuns que surgem no dia a dia da gestão escolar", destacou a gestora do CMEI Professora Francisca Célia, Márcia da Silva.
 
Já a superintendente da Agência Brasileira de Inteligência (ABIN) no Rio Grande do Norte, doutora Fernanda de Oliveira Müller, discutiu sobre a prevenção de ataques extremistas em escolas e as medidas preventivas a serem adotadas nas unidades de ensino. A Secretária M. de Segurança Pública e Defesa Social, delegada Sheila Freitas conversou sobre o tema Escola e Segurança.
 
A formação também contou com a presença da secretária adjunta de Gestão Pedagógica, Naire Jane Capistrano, e do secretário adjunto de Administração Geral, Aldo Fernandes de Sousa Neto. “É evidente que a gestão escolar enfrenta desafios complexos, que vão desde a garantia da infraestrutura adequada até o desenvolvimento de políticas eficazes para promover a qualidade do ensino. Nesse sentido, eventos como este oferecem uma oportunidade ímpar para alinhar nossos esforços e traçar estratégias conjuntas para enfrentar esses desafios", afirmou Aldo Fernandes.
 
O evento proporcionou um ambiente propício para a troca de conhecimentos e o fortalecimento das estratégias de gestão educacional no município, demonstrando o comprometimento das autoridades e profissionais envolvidos com a qualidade e segurança do ensino em Natal. 

Anterior:
Próximo:

Logo da Prefeitura de Natal
R. Ulisses Caldas, 81 - Cidade Alta, Natal - RN, 59025-090 - Ouvidoria Geral (84)3232-6389