Escola M. Celestino Pimentel recebe computadores de projeto desenvolvido no IFRN

Foto: Emerson Sousa/ SME

A Escola Municipal Celestino Pimentel, situada no bairro Cidade da Esperança, recebeu uma doação de 10 computadores, como parte do Projeto de Recondicionamento de Computadores. A entrega dos aparelhos à unidade de ensino da Rede Municipal aconteceu na manhã desta quarta-feira (03), no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN) - Campus Natal Central.

O projeto teve início em 2019, com um termo de cooperação técnica estabelecido entre o IFRN com o Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Norte (TRE-RN) que possuíam equipamentos que não seriam mais utilizados, tendo em vista a evolução tecnológica, e que poderiam ser recuperados para reutilização sendo posteriormente doados às instituições de ensino público.

Segundo o responsável pelo projeto, Alessandro Pontes Cavalcanti, que é professor da diretoria acadêmica da indústria e que coordena o laboratório de manutenção de instalações elétricas do IFRN-Central, a ação beneficia todos os envolvidos, seus próprios alunos que ganham por meio da capacitação teórico prática, uma vez que as máquinas servem de matéria prima para estudos e pesquisas, auxilia na diminuição do lixo eletrônico, visando a sustentabilidade, prestando serviço às instituições parceiras que encontram nele um lugar para o descarte de materiais e ainda atende as escolas que são beneficiadas com as doações dos computadores.

O encontro contou com a presença da diretora pedagógica Jeanne Marciel, e do diretor administrativo Hamilton Oliveira, da Escola Municipal Celestino Pimentel.  “Nós recebemos este material, computadores que seriam descartados e iriam para o lixo, e que hoje estão sendo recebidos para transformar a vida dentro da nossa escola, trata-se de uma parceria com pessoas de ação, que tem o bem dentro do coração, uma ação como esta faz produzir e germinar”, declarou o diretor Hamilton Oliveira. Os 10 computadores serão destinados ao laboratório de informática e alguns setores administrativos da unidade.

Uma das estudantes que compõem o grupo de alunos que realizaram o recondicionamento dos computadores foi Roberta Milena de Lima, que cursa o 3º  ano em Manutenção e Suporte em Informática no IFRN, e que estudou parte da sua vida em escola pública. “Eu me sinto muito feliz, porque na situação geral, o nosso país enfrenta situações de grande vulnerabilidade, o que dificulta o acesso para os alunos de escolas públicas ingressarem nas faculdades por falta de oportunidades e quando nós ajudamos as escolas, estamos ajudando estes alunos e ao futuro do país”, disse.

Mais recentemente o Tribunal de Contas do Estado do Rio Grande do Norte também aderiu ao termo de cooperação técnica tornando-se parceiro e somando forças ao projeto.