SMS prepara campanha de vacinação contra Raiva

O Centro de Controle de Zoonoses da Secretaria Municipal de Saúde está realizando a capacitação dos vacinadores que atuarão na Campanha de Vacinação Antirrábica 2010, cujo dia “D” está previsto para 18 de setembro (sábado), das 08:00 às 17:00 horas, em todos os bairros de Natal.

A capacitação é realizada em duas etapas: uma teórica e uma prática, como objetivo sensibilizar todos os vacinadores, supervisores e coordenadores sobre importância da campanha para a prevenção raiva no nosso município. Além de instruí-los sobre a técnica de vacinação, incluindo detalhes da via de aplicação da vacina,da dose a ser aplicada, da idade mínima dos animais, dos cuidados com a conservação da vacina, das atribuições de cada participante e das equipes, enfim, todos os requisitos necessários para o alcance da meta e da qualidade da vacinação, de modo que possamos manter a população de cães e gatos protegidos do vírus rábico e , conseqüentemente, evitar a raiva em seres humanos.

Nesta terça-feira(02) o curso aconteceu das 14h às 17h, no auditório da Fundação Nacional de Saúde. Já nos dias 09 e 10 de setembro,  será a vez da parte prática, nos dois turnos, com médicos veterinários  e a participação dos vacinadores novatos.

No dia 18 de setembro, o chamado Dia D de Vacinação contra a Raiva,  além dos profissionais da área da saúde, a SMS contará com a participação de militares do Exército, da Marinha e de estudantes de zootecnia da UFRN. Serão envolvidos nessa atividade cerca de 850 profissionais dentre vacinadores, supervisores de áreas, coordenadores, motoristas, telefonistas, digitadores e pessoal de apoio.

Este ano, o CCZ trabalha com a previsão de vacinar no sábado, aproximadamente 75.000 animais, nos 188 postos distribuídos pelos bairros do Natal, portanto, serão disponibilizados 650 vacinadores para aplicar a vacina em cães e gatos com idade mínima de dois meses. Ao final da campanha, até 18 de outubro, espera-se vacinar cerca de 83.000 animais, incluindo o “Dia D”, as vacinações nas microáreas (áreas de difícil acesso, chácaras e limítrofes do município), em domicílio e na portaria do CCZ.

Segundo o médico veterinário, Diógenes Soares, coordenador da Campanha e responsável pela capacitação, essa atividade é extremamente importante para aprimorar cada vez mais a qualidade campanha, haja vista que, além da conscientização da importância da vacinação dos cães e gatos na prevenção da raiva humana, os vacinadores e demais participantes serão devidamente instruídos sobre suas atribuições e qualificados de modo a minimizar os riscos de acidentes (agressões), bem como para observar os cuidados necessários à conservação e o manuseio da vacina e  a correta contenção dos cães e gatos.

O médico veterinário ressalta ainda a importância da campanha de vacinação como a medida mais eficaz no controle da raiva, principalmente porque, em Natal, este ano já foram confirmados dois casos de raiva em morcegos.

Informações sobre a Raiva:

A raiva é uma doença causada pelo vírus rábico que pode acometer todos os mamíferos, inclusive, o homem. É considerada a mais grave das zoonoses, sendo o seu controle e prevenção de extrema relevância para a saúde pública

Atualmente, são registradas cerca de 70 mil mortes/ano no mundo em decorrência da raiva humana, sobretudo, nos países da África e da Ásia. Na América Latina, as medidas de controle desenvolvidas pelos países reduziram os índices da doença para menos de 100 de casos por ano. No Brasil, segundo o Ministério da Saúde, devido às campanhas anuais de vacinação, o número de casos de raiva humana, transmitida por cães e gatos, reduziu de 52 em 1990 para 02 em 2009, e nenhum registro de caso até julho de 2010. No município do Natal o ultimo óbito por raiva humana ocorreu em 1983, transmitida por cão.

Para o Coordenador da Campanha, a vacinação antirrábica de cães e gatos é a principal das medidas de controle e prevenção dessa gravíssima zoonose, pois diminui o número de animais susceptíveis e, conseqüentemente, os riscos de pessoas morrerem vítimas dessa doença que determina a morte em quase cem por cento dos casos.