Prazer em Ler: seminário tem participação maciça dos educadores

Crédito da imagem: Adrovandro Claro

Uma platéia emocionada durante o momento literário, onde as alunas que fazem parte da rede do projeto Escolas de Leitores leram estórias, declamaram poesia e deram depoimentos de como a Literatura passou a fazer parte de suas vidas marcou a abertura do 4º. Seminário Potiguar Prazer em Ler, na manhã desta quinta-feira, 2, no Centro Municipal de Educação Aluizio Alves, que prossegue até amanhã.

O seminário tem a parceria da Secretaria Municipal de Educação (SME), e é uma realização conjunta do Instituto C&A, Instituto de Desenvolvimento da Educação (IDE) e Secretaria Estadual de Educação. O secretário municipal de Educação, Edivan Martins, compôs a mesa de autoridades e em seu breve pronunciamento disse que a demonstração das alunas é um exemplo de que o projeto Escola de Leitores é o caminho certo para que se diminua a grande demanda de escolas sem bibliotecas, que nacionalmente atinge 68% das escolas. “A leitura representa o que há de mais essencial para melhorar o ensino”, disse.

A SME tem 37 escolas da sua rede integrando o projeto realizdo pelo IDE com o Instituto C & A. No início do ano, a secretaria firmou convênio com a ONG para integrar os pólos de leitura – são 15 ao todo – impla ntados nas escolas pública do RN. Neste evento, cerca de 200 professores do município estão participando.

Cláudia Santa Rosa, coordenadora do IDE, destacou a importância de uma escola pertencer ao projeto: “Nessa escola todo o foco é voltado para a importância da leitura literária” , disse. Após a abertura, foi lançado o manifesto da Rede Potiguar de Escolas Leitoras e depois proferida palestra pela escritora carioca Marina Colasanti.

Na parte da tarde, a programação terá início com o painel Experiências do Escola de Leitores e o intercâmbio com a Colômbia e depois a palestra Ilustração do livro infantil: ampliando o olhar, com o escritor gaúcho André Neves. Amanhã, a programação será aberta com a palestra Monteiro Lobato: um homem de livros e seguirá com a palestra Promover a leitura a partir de bons livros: critérios de seleção da Casa de Leitura. O escritor convidado para o segundo dia é Mário Prata, que ao final fará sessão de autógrafos.

Pólos

Serão 12 polos na capital potiguar e três em Parnamirim, desenvolvendo projetos coletivos de incentivo à leitura entre crianças e jovens de suas regiões. O trabalho faz parte do programa Prazer em Ler, criado pelo Instituto C&A, que formou este ano outros 14 polos de leitura em todo o país, reunindo 73 organizações sociais escolhidas por meio de edital lançado no ano passado.

Os polos de leitura irão favorecer a formação da Rede Potiguar das Escolas Leitoras, prevista na “Lei da Leitura Literária” – Lei Estadual nº 9.169, que dispõe sobre a criação da Política Estadual de Promoção da Leitura Literária nas Escolas Públicas do Estado do Rio Grande do Norte - proposta pelo deputado estadual Robinson Faria e promulgada em 15 de janeiro de 2009.