Balanço: fim de semana tem 5 autuações e 1 apreensão de material pela fiscalização da Semurb


Balanço: fim de semana tem 5 autuações e 1 apreensão de material pela fiscalização da Semurb
Divulgação/Semurb

No último fim de semana, dias 4 e 5 de maio, o trabalho de fiscalização da Secretaria de Meio Ambiente e Urbanismo (Semurb) resultou em cinco autuações, duas notificações e uma apreensão. Os fiscais ambientais da pasta estiveram nas zonas Sul, Oeste e Leste  da cidade no atendimento de denúncias e vistorias.

No domingo (5), foi recebida uma denúncia de poda drástica de Pau Brasil em Felipe Camarão, todavia a ocorrência foi atendida pela Guarda Municipal, os encaminhamentos foram dados a equipe de fiscais da Semurb a fim de gerar uma auto de infração, com previsão de multa que será constatado nos próximos dias pela fiscalização ambiental.

Já no sábado (04), os fiscais se deslocaram para a orla de Ponta Negra. Na ocasião, alguns problemas foram identificados, três estabelecimentos foram autuados por disporem de publicidade irregular ocupando o passeio público, o que é classificado como infração ambiental no município.

Outra irregularidade identificada pela equipe da secretaria foi a presença de alguns ambulantes que utilizam amplificadores de som, promovendo poluição sonora na praia, a esses foram dadas orientações além do interrompimento da atividade sonora. Por fim, foi encontrado em um canteiro um amontoado de cocos verdes cobertos por uma lona, o proprietário não foi identificado e o material foi apreendido.

No mesmo dia, no período da tarde, a fiscalização ambiental acionada via Ciosp, foi averiguar uma denúncia de movimentação de terra com uso de tratores no bairro de Cidade Nova, zona Oeste, todavia não foi encontrado nenhuma ação correspondente ao denunciado nem vestígios no local.

Em Neópolis, um bar anteriormente autuado e interrompido de executar apresentações com música estava prestes a descumprir a interrupção, a fiscalização agiu e determinou o comparecimento do responsável na sede da Semurb e adequação.

Seguindo as ações de combate à poluição sonora, no bairro do Tirol, seis estabelecimentos foram vistoriados, desses dois foram autuados e dois outros notificados por ocupação irregular de área pública e ausência do alvará de funcionamento.

“Foram vistoriados ainda outros seis estabelecimentos, dessa vez em Ponta Negra, onde as denúncias são recorrentes pois as casas de show e bares coexistem com hotéis e pousadas nas proximidades. Durante a operação identificamos um bar que foi anteriormente autuado por não dispor de uma estrutura propícia à promoção de música ao vivo, foi registrado novamente poluição sonora no local. O proprietário foi intimado a comparecer à secretaria”, comenta o supervisor do plantão de fiscalização, Felipe Oliveira.

Para denúncias de poluição sonora ou outras infrações ambientais, os cidadãos podem entrar em contato com a Ouvidoria da Semurb pelo e-mail ouvidoria.semurb@natal.rn.gov.br ou, nos fins de semana e feriados, através do número 190 do Ciosp.

Anterior:
Próximo:

Logo da Prefeitura de Natal
R. Ulisses Caldas, 81 - Cidade Alta, Natal - RN, 59025-090 - Ouvidoria Geral (84)3232-6389