Telecentros Comunitários oferecem 160 vagas para o ABC da Informática

Os Telecentros Comunitários, desenvolvidos pela Secretaria Municipal de Trabalho e Assistência Social (Semtas), vão abrir novas turmas para o curso de iniciação à computação “ABC da Informática”. Ao todo serão 160 vagas, sendo 80 para Neópolis e 80 para o Guarapes. “As inscrições podem ser feitas de 8 até 16 de setembro nas unidades dos cursos. Para se inscrever é necessário apresentar um documento de identificação no ato da inscrição. Podem participar crianças (com autorização de um responsável), adolescentes, adultos e idosos”, explica Jaqueline Ramalho Maia, Coordenadora Geral dos Telecentros Comunitários.

Em Neópolis serão duas turmas no turno da manhã, sendo uma nas segundas e quartas-feiras, e a outra nas terças e quintas. Já em Guarapes serão duas turmas, sendo uma no período matutino nas segundas e quartas-feiras, e a outra turma será no turno vespertino, nas terças e quintas. O Telecentro de Neópolis fica no Instituto Norteriograndense de Cidadania, Avenida das Alagoas, 544. E o de Guarapes funciona em uma unidade do Centro de Referência da Assistência Social - CRAS, rua Novo Guarapes, s/n.

O curso tem como objetivo familiarizar o usuário com o computador e com a internet, e é totalmente gratuito. Cada aluno receberá material didático completo para complementar os estudos. “O curso irá ensinar aos alunos a utilizar ferramentas da internet e softwares livres, como é o caso do ambiente Linux, Open Office e o Firefox; e ainda, como trabalhar da melhor maneira com os equipamentos que compõe o computador, como o mouse e o teclado. É importante também lembrar que após os dois meses de curso, o aluno sai com um diploma que poderá ser um facilitador a mais na hora da conquista por uma vaga no mercado de trabalho", ressalta o secretário da Semtas, Alcedo Borges.

Os Telecentros estão cada vez mais qualificando os cidadãos natalenses para o conhecimento da informática, o que contribui significativamente para exigente mercado de trabalho. “De abril a agosto, já formamos mais de 500 alunos.”, afirma o secretário.

Sobre os Telecentros Comunitários
Os Telecentros se constituem em espaços públicos providos de computadores conectados à internet em banda larga, para a realização de atividades, mediante o uso de Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs), tendo como objetivo promover a inclusão digital e social das comunidades atendidas e reduzir a exclusão social, criando oportunidades para cidadãos. Prioriza o acesso dos adolescentes, jovens, mulheres, pessoas com deficiência e usuários dos programas socioassistenciais.
“Já temos mais de 3.048 pessoas cadastradas somente de fevereiro para cá. Atualmente, contabilizamos 34.805 acessos nos nossos computadores. Diariamente são 466 acessos”, revela a Coordenadora Geral dos Telecentros. Ao todo são sete unidades de Telecentros para atender à população nos bairros de Lagoa Seca, Neópolis, Cidade Nova, Guarapes, Panatis, Mãe Luiza e Ribeira (Funcarte).