Semtas instalará Casa de Passagem em parceria com moradores de Capim Macio

“A Prefeitura do Natal e os moradores de Capim Macio trabalharão em conjunto para a implantação da Casa de Passagem no bairro”, destacou a secretária Municipal de Trabalho e Assistência Social (Semtas), Rosy de Sousa. A secretária participou de uma audiência pública, realizada na Câmara Municipal do Natal na manhã desta sexta-feira (8), que tratou da instalação do abrigo na comunidade, e recebeu o apoio da população.

“Na audiência conseguimos tirar todas as dúvidas dos moradores e esclarecê-los sobre o projeto da Prefeitura do Natal para o local”, afirmou Rosy de Sousa. A titular da Semtas explicou que a transferência da casa para comunidade ocorrerá em parceria com os moradores de Capim Macio, que acompanharão todo o processo de instalação. “Na próxima semana apresentaremos à população o programa ‘Apadrinhamento Afetivo’, que visa dar oportunidade às pessoas deste bairro de acompanharem as crianças e os jovens abrigados”, completou.

Segundo a secretária municipal de Trabalho e Assistência Social, a população terá um papel participativo, tanto neste momento de estruturação da casa, quanto depois da sua instalação definitiva, que ocorrerá até o final deste mês de maio. Rosy de Sousa informou que também serão procurados para atuar como parceiros da Prefeitura do Natal neste projeto as diversas entidades organizadas da comunidade, como por exemplo, as religiosas.

A titular da Semtas destacou que a secretaria criou uma coordenação específica para tratar das questões relacionadas às casas de passagem. “Daremos atenção especial ao assunto. As casas serão bem estruturadas, seguras e fornecerão atendimento adequado”, concluiu Rosy de Sousa.

Apoio
“A audiência, que durou mais de cinco horas, foi muito positiva e esclarecedora para nós moradores de Capim Macio. A partir de agora daremos todo o apoio necessário à Semtas para instalação da Casa de Passagem em nosso bairro”, afirmou o presidente do Associação dos Trabalhadores Informais de Ponta Negra (Atipon), Marcos Martins.

A casa de Passagem de Capim Macio terá a capacidade de atender cerca de 30 adolescentes, de 12 a 18 anos incompletos. No local são oferecidos aos jovens programas educativos, por meio do acompanhamento de uma equipe multidisciplinar de 53 profissionais formada por psicólogos, pedagogos, sócio-educadores e enfermeiros. Natal possui ainda mais duas Casas de Passagem, para o acolhimento de crianças e adolescentes em situação de risco.