Nesta sexta-feira (25), a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) Natal, por meio do Núcleo de Saúde Prisional do município e do Distrito Sanitário Norte II, ligados ao Departamento de Atenção Básica (DAB), realizou uma ação de vacinação contra a influenza para mulheres privadas de liberdade e funcionários do sistema prisional.
A ação aconteceu no presídio feminino Complexo Penal Dr. João Chaves (CPJC) imunizou cerca de 140 mulheres privadas de liberdade e cerca de 16 profissionais que atuam no serviço com o imunizante trivalente, que protege contra as cepas da influenza B, H1N1 e H3N2, e evita 60% a 70% dos casos graves e de óbitos.
Para Juliana Freire Correia, técnica de referência do Núcleo de Saúde Prisional do município, a ação auxilia na proteção coletiva da população. “A importância da ação é justamente reforçar a prevenção de doenças entre as detentas e seus familiares, que podem ser contaminados durante as visitas", disse.
Juliana reforçou que a equipe já havia realizado a vacinação para o público masculino da Cadeia Pública de Natal (CPN) Raimundo Nonato, que imunizou cerca de 450 pessoas privadas de liberdade e 25 profissionais.