CREAS atua na na orientação contra a violência

O Centro de Referência Especializado da Assistência Social (CREAS I), desenvolvido pela Secretaria Municipal de Trabalho e Assistência Social (Semtas), realiza nesta terça-feira (5), palestras com professores da rede municipal de ensino fundamental para que eles possam identificar marcas de violência contra crianças e adolescentes. As orientações serão feitas pela equipe técnica do CREAS formada por pedagogas, psicólogas e terapeutas ocupacionais.

“O objetivo é apresentar os serviços realizados pelo CREAS para que os professores possam ser multiplicadores a cerca do conhecimento da violência doméstica contra crianças e adolescentes, e que eles também possam ajudar o Centro de Referência na identificação de marcas de violência e/ou de negligência por parte dos genitores”, afirma Lidiane dos Anjos, Coordenadora do CREAS I.

Serão duas palestras a serem realizadas neste primeiro momento. A primeira será às 9h no Centro Municipal de Educação Haider Monteiro, na Vila de Ponta Negra. E a segunda, às 18h, na Escola Municipal Ascendino de Almeida, localizada no Vale do Pitimbu. “Escolhemos essas escolas por estarem localizadas em bairros mais violentos e de maior vulnerabilidade. Na Escola Municipal Ascendino de Almeida, por exemplo, uma professora já nos ajudou na identificação de violência ao observar o comportamento alterado da criança”, afirma a Coordenadora do CREAS I.

De acordo com Lidiane dos Anjos, a meta é expandir esse trabalho. “As próximas palestras ainda não estão previstas, porque estamos nos organizando a partir do calendário das escolas. Mas estamos de maneira incansável na atuação para a erradicação da violência contra as crianças e os adolescentes de nossa cidade”, afirma a coordenadora.