CAPS III é inaugurado para atender pacientes graves

Com o objetivo de atender pacientes com transtornos mentais graves, a Prefeitura de Natal, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), inaugurou hoje, às 10 horas, na rua Mipibu, no bairro de Petrópolis, o Centro de Atenção Psicossocial III (CAPS III).

O CAPS da rua Mipibu era de porte II e com a reforma e redimensionamento passa a ser de porte III. Com isso, o Centro vai funcionar 24 horas, inclusive com oito leitos para acolhimento de pacientes com crises mentais mais graves. Antes, os pacientes atendidos nos CAPS – Natal conta com cinco centros - que estivessem em crise eram encaminhados aos hospitais psiquiátricos, que contam com estrutura precária. Hoje, esse paciente poderá utilizar os leitos de acolhimento do CAPS III, contando com um atendimento digno.

Representando a prefeita Micarla de Sousa, o secretário de Saúde da capital, Thiago Trindade, disse que o CAPS III é uma grande residência de acolhimento em saúde mental reflexo da espontaneidade e da qualidade que a gestão municipal vem buscando nos serviços de saúde. “Natal é a quarta cidade a implantar esse serviço no país”, destacou.

A capacidade de atendimento do novo CAPS é de até 400 pessoas com transtornos psiquiátricos graves. O Centro contará com uma equipe de aproximadamente 30 profissionais, multidisciplinar e interdisciplinar, como psicólogos, enfermeiros, assistente social, educador físico, terapeuta ocupacional, entre outros profissionais. O Centro terá ainda nos seus quadros médicos psiquiatras do Samu para atendimento de urgência e emergência à noite, finais de semana e feriados.

Conforme o assessor técnico da coordenadoria de Saúde Mental do Ministério da Saúde, Marcelo Kimati, a inauguração do CAPS III coloca Natal no mapa restrito de atenção à saúde mental na medida em que abre um espaço 24 horas com um novo modelo de atenção. “Este novo modelo deixa de pensar o hospital psiquiátrico como uma vertente central no atendimento aos pacientes com transtornos mentais. Considero este um momento histórico para Natal e queremos que esse modelo seja ampliado”, assinalou o assessor.

A equipe que vai atuar no CAPS III recebeu capacitação do Núcleo de Saúde Mental da SMS, em parceria com o Ministério da Saúde. O curso destinou-se a 50 profissionais da rede de saúde mental de Natal, para desenvolver atividades no Centro de Atenção Psicossocial – CAPS III e no atendimento psiquiátrico do Samu. Prestigiou também o evento a coordenadora de Saúde Mental da SMS, Cristiana Leite.