Prefeitura realiza III Conferência Municipal de Cultura de Natal

Cultura, Educação e Turismo para o desenvolvimento da cidade da gente. Este é o tema da III Conferência Municipal de Cultura de Natal, que teve início na manhã desta terça-feira (19), no auditório do Sesc, em Natal. Promovida pela Prefeitura de Natal, por meio da Fundação Cultural Capitania das Artes (Funcarte), a Conferência tem como principais metas a promoção de debates e palestras contemplando a temática cultural, bem como a escolha dos delegados que representarão o município na II Conferência Nacional de Cultura, que acontecerá em Brasília no ano de 2010.

A prefeita Micarla de Sousa participou da cerimônia de abertura e destacou que o desenvolvimento cultural do município é um dos principais objetivos de seu governo, revelando ainda que pretende destinar mais verbas para as ações culturais. "A cultura enfrenta problemas orçamentários em todo o país. Apesar disso, o orçamento para este segmento vai ser duplicado em relação ao ano anterior" afirmou.

Segundo o presidente da Funcarte, César Rervorêdo, também presente no evento, é imprescindível integrar a cultura a outros elementos sociais, tais como a educação e o turismo, para que a cidade possa se desenvolver sustentavelmente. “A prefeitura continuará trabalhando para valorizar e incentivar os artistas e os movimentos culturais da cidade” ressaltou César Rervorêdo.

A Conferência natalense visa mobilizar os diversos segmentos culturais da cidade, de modo a realizar por meio de sugestões e críticas, ações que estruturem a Política Cultural do Município. Entre os aspectos relevantes estão a apresentação do Plano Municipal de Cultura (documento produzido pela Funcarte com diretrizes para a política cultural de Natal, que integra ainda educação e turismo), e a eleição do Conselho Municipal de Cultura (CMC), grupo que ficará responsável por gerir o inédito Fundo Municipal de Cultura.