Julgamento do melhor projeto para Praça do Natal começa na segunda-feira

Os sete jurados que vão escolher o melhor projeto para a Praça do Natal, a ser erguida no bairro de Mirassol, serão recebidos na próxima segunda-feira, 25 de maio, pela prefeita Micarla de Sousa. A reunião está marcada para as 10h30, no Salão Nobre do Palácio Felipe Camarão. O concurso é promovido pela Prefeitura Municipal de Natal, por meio da Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (Semsur) e com o apoio e organização do Departamento do Rio Grande do Norte do Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB/RN).

O objetivo dessa reunião é para que a prefeita conheça os arquitetos que compõem o júri, além de reforçar o apoio da Prefeitura para que seja escolhido o melhor projeto para o monumento, que será um marco na cidade.

Ao todo, 25 projetos estão concorrendo e serão analisados de segunda até quarta-feira (27). Desses, 15 trabalhos são do Rio Grande do Norte, três de São Paulo e do Ceará, um do Rio de Janeiro, Pernambuco e Amapá.

A comissão julgadora é formada por sete membros que irão analisar os trabalhos. O IAB/RN escolheu quatro arquitetos para o júri, todos pertencentes a outros estados. São eles: Gilson Paranhos (DF), Bruno Ferraz (PE), Paulo Macedo (PB) e Fernando Seratião (SP). Já a Prefeitura do Natal selecionou três arquitetas potiguares: Walderez Barros Garcia, Isabel Costa de Medeiros e Márcia Maria Duarte.

Os três primeiros colocados serão premiados. O primeiro ganhará o prêmio de R$ 40 mil e a contratação imediata para o desenvolvimento do projeto; o segundo lugar recebe R$ 20 mil e o prêmio de R$ 10 mil fica para o terceiro colocado.

Para garantir a segurança e a lisura no processo de escolha do melhor projeto, o IAB/RN irá codificar todos os 25 trabalhos que foram entregues para participar do concurso, com o objetivo de ocultar a identidade do autor. A medida tem o intuito de impedir possíveis fraudes.