Exposição de Dolino será aberta nesta terça-feira em Natal

Artista carioca de renome internacional inaugura na Funcarte a exposição “O Mágico Aprendiz” com retrospectiva de seus 25 anos de carreira, incluindo sua relação com

O artista plástico Dolino já levou sua arte a inúmeras cidades do Brasil e do mundo. Agora, os potiguares também terão a oportunidade de conhecer suas obras. A retrospectiva dos 25 anos de carreira desse renomado artista será exposta a convite da Prefeitura do Natal, através da Fundação Cultural Capitania das Artes (Funcarte). A mostra “O Mágico Aprendiz” abre amanhã (26), às 20h, na Galeria de Artes da Funcarte, e segue até o fim do mês.

Dolino lançará um livro homônimo no mesmo dia com edição bilíngue (português e inglês), que reúne 45 reproduções das obras realizadas pelo artista entre 2000 e 2006. Na quarta-feira (27), o artista participa do Projeto Fala Sério, projeto da Funcarte que estimula o diálogo e a troca de experiências entre artistas de fora e locais. Com o tema "O Processo de Criação", Dolino profere palestra às 19h no auditório da Capitania das Artes.

Cidadão do mundo e queridinho de Carlos Drummond de Andrade

Nascido em 1945 em Macaé (RJ), Dolino já percorreu uma longa estrada. Desde 1965 o artista participa de exposições e eventos artísticos, como a I Bienal Fluminense em Niterói e o XV Salão Nacional de Arte Moderna do Rio de Janeiro. Seguiu depois levando sua arte a Curitiba, Belém e Brasília.

Almejando alçar voos maiores, Dolino morou na Bolívia, México, Uruguai e Costa do Marfim, onde realizou e participou de exposições. Participou também de mostras artísticas em muitas cidades do mundo todo, como Londres, Roma, Haia, Nova Iorque, Quito, Washington (DC), Chicago, Madri e Lisboa.

Em 2004, realizou em Brasília uma mostra retrospectiva de sua obra com foco na relação com o poeta Carlos Drummond de Andrade. Intitulada “A Lição do Amigo”, a exposição continha capas de livros e ilustrações que o artista carioca fazia a pedido do escritor. A capa “Veludo” estará presente na exposição “O Mágico Aprendiz” a ser aberta na Funcarte.

Dolino toma novo fôlego e se prepara para lançar, além da exposição em Natal, uma nova mostra no dia 11 de junho em Tóquio, onde exibe seu trabalho pela segunda vez. Suas obras também estão expostas atualmente no Marrocos. A arte de Dolino integra o acervo de inúmeros museus e coleções no Brasil e no exterior.