SEMURB integra comissão de combate a acidentes aéreos envolvendo aves

O primeiro acidente aéreo com vítimas e causado por pássaros ocorreu no Brasil, em 1962, em São Paulo. Depois deste, muitos outros foram registrados no mundo inteiro. Com o objetivo de combater esse problema na região metropolitana de Natal e seus efeitos sobre as atividades do aeroporto Augusto Severo, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Urbanismo (SEMURB) passou a integrar uma comissão de enfrentamento ao problema.

Mensalmente, há registros de acidentes entre aeronaves e aves. No Brasil, as principais ocorrências são provocadas por urubus. Nesse sentido, na última sexta-feira, na sede da Infraero, o secretário-adjunto da SEMURB, Rivaldo Fernandes, participou de uma reunião que discutiu as medidas a serem adotadas para combater o problema.

Na região metropolitana de Natal foi constatada a existência de pouco mais de 30 lixões em áreas próximas ao trajeto das aeronaves que pousam e decolam no aeroporto Augusto Severo. Alguns deles, inclusive, cerca de 300 metros da cabeceira da pista. Só na capital, existem 13 pontos críticos que deverão ser alvo de ações específicas.

“Essa é uma ação de extrema importância para Natal e a região metropolitana da cidade. Somos um pólo de crescimento econômico e, com a possível realização da Copa em nossa cidade, precisamos agir de forma rápida e eficaz para que não tenhamos acidentes desse tipo e que venham a prejudicar a imagem da nossa cidade lá fora”, afirma o secretário-adjunto.

O manejo de lixões é uma das atividades potencialmente perigosas e das que mais atraem aves, como urubus, e consequentemente proporcionam um grande risco de acidentes. Inclusive, no local onde será instalado o aeroporto de São Gonçalo, já existem inúmeros “dormitórios” dessas aves e que trazem uma preocupação ao funcionamento do aeroporto.

A comissão já prevê ações, como; coleta seletiva, retirada dos lixões e medidas educativas que deverão contar com a participação da sociedade para reduzir ao máximo o risco de acidentes aéreos envolvendo aves.

Para o próximo dia 30 deste mês, está prevista uma nova reunião para apreciar o termo de referência que está sendo formulado pelo Ibama e Idema que pretende orientar a formulação de leis específicas e licenciamentos de atividades ligadas a aves.

A comissão de enfrentamento ao problema aeroviário, além de contar com a participação da SEMURB, tem a Infraero, Idema, Ibama, UFRN, Promotoria do Meio Ambiente, Braseco, Urbana e órgãos da região metropolitana ligados às questões ambientais, como integrantes.