Domingo tem programa Pedal Livre no Tirol

A Prefeitura do Natal, por meio da Secretaria de Mobilidade Urbana (Semob), promove domingo, dia 12, mais uma edição do Programa Pedal Livre no bairro do Tirol. Entre 7h e 11h, os agentes de trânsito e os fiscais de transporte da Semob farão uma divisória com cones, placas e faixas que delimitarão a ciclo faixa na Av. Afonso Pensa, no trecho compreendido entre as ruas Ceará-Mirim e Potengi, para garantir a segurança e o conforto dos ciclistas.

“O objetivo do Programa Pedal Livre é estimular a harmonia no trânsito entre os ciclistas e as outras modalidades de veículos que utilizam a via pública na cidade, além de incentivar uma prática saudável, econômica e limpa de mobilidade,” destaca a secretária da Semob, Elisabeth Thé. A iniciativa objetiva ainda a valorização do uso das bicicletas como meio de transporte não poluente e de baixo custo para usuário.

“A idéia é levar esta proposta de forma itinerante para outras regiões da cidade”, informou a secretária Elizabeth Thé. Já o diretor de fiscalização e trânsito da Semob, Márcio Sá, disse que na ciclovia circulam além de ciclistas, pessoas interessadas em fazer caminhadas e corridas, incluindo famílias inteiras com crianças, jovens, adultos e idosos, todos em busca de uma prática saudável.

Estrutura
Os participantes do Pedal Livre, além de terem o espaço da via para pedalar, caminhar ou correr, também contam com a tenda da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) com equipes realizando a verificação de pressão, teste de glicemia, além de distribuição de água mineral e agentes e fiscais da Semob organizando o trânsito.

Outros órgãos da Prefeitura do Natal também são parceiros do Pedal Livre, atuando de forma integrada. A Companhia de Serviços Urbanos (Urbana) entra com a limpeza da via e a Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (Semsur) com a poda de árvores. Mais informações sobre o assunto através dos telefones (84) 3232 9121 e 8707 1888.