Maternidade das Quintas é reavaliada pelo Ministério da Saúde

A Maternidade das Quintas está recebendo nesta terça-feira (14) uma equipe do Ministério da Saúde (MS) para a reavaliação bi-anual da Iniciativa Hospital Amigo da Criança (IHAC). O objetivo da Iniciativa é a promoção, proteção e apoio ao aleitamento materno por meio da implantação e da implementação dos “Dez passos para o Sucesso do Aleitamento Materno”. Esse código de conduta foi compromissado pelo Brasil na “Declaração de Innocenti”, em 1º de agosto de 1990, durante encontro entre formuladores de políticas de saúde de governos, agências bilaterais e organismos internacionais, como a Organização Mundial de Saúde e o Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF).

Para que o hospital possa implantar a Iniciativa e receber a Placa de Hospital Amigo da Criança, título que a Maternidade das Quintas já possui, deverá atender os 10 critérios e implantar os 10 passos, quais sejam ter uma norma escrita sobre aleitamento materno, que deverá ser rotineiramente transmitida a toda a equipe de cuidados de saúde;

treinar toda a equipe de cuidados de saúde, capacitando-a para implementar a referida norma; informar todas as gestantes sobre as vantagens e o manejo do aleitamento materno; ajudar as mães a iniciar a amamentação na primeira meia hora após o parto.

Outros passos foram seguidos pela maternidade visando à renovação da honraria: mostrar às mães como amamentar e como manter a lactação, mesmo se forem separadas de seus filhos; não dar aos recém-nascidos nenhum outro alimento ou bebida além do leite materno a não ser que seja prescrito pelo médico; praticar o alojamento conjunto (permitir que mães e bebês permaneçam juntos 24 horas por dia); encorajar o aleitamento sob livre demanda; não dar bicos artificiais ou chupetas a crianças amamentadas no peito e encorajar a formação de grupos de apoio à amamentação para onde as mães devem ser encaminhadas, logo após a alta do hospital ou ambulatório.

Na avaliação da diretora da maternidade, Francisca Francineide Pinheiro, o título de Hospital Amigo da Criança será renovado, vez que a unidade está cumprindo os 10 passos exigidos pelo Ministério da Saúde. A resposta do Ministério será dada em poucos dias. Para que tudo saísse a contento, 50 profissionais da unidade foram capacitados no Hospital da Polícia Militar. Ela contou que a maternidade ainda reativou o Cantinho do Peito e realiza a Campanha do Vidro para arrecadação de leite materno. “Estamos no momento com várias mães realizando a ordenha. A maternidade foi toda higienizada e recuperamos as cadeiras onde as mães amamentam seus filhos”, informou a diretora.

No ano em que completa 33 anos, a Maternidade das Quintas mantém média de seis a oito partos/dia. Mensalmente, a unidade realiza entre 200 e 250 partos. A média de cesáreos é de 40 partos. Inclusive, a maternidade mantém 20% dos 25% de partos cesarianas exigidos pelo Ministério da Saúde. Conforme Francisca Francinete, uma das melhores taxas do Rio Grande do Norte.

Atualmente, a Maternidade das Quintas dispõe de 30 leitos, duas salas de parto e um centro cirúrgico. O ambulatório realiza exames pré-natais e de ultrassonografia. São 300 dedicados profissionais, entre eles obstetras, enfermeiros, nutricionistas, assistentes sociais e técnicos, que dão o melhor de si para que a unidade mantenha o nível de excelência e o título de Hospital Amigo da Criança.

Para a obstetra Valdelucia de Pontes, a Maternidade das Quintas sempre cumpriu os 10 passos estabelecidos pelo Ministério da Saúde. A atenção à criança é o agente motivador de todo o trabalho realizado na unidade. “O título de Hospital Amigo da Criança será renovado”, garantiu a doutora.