SMS treina profissionais até sexta-feira para o diagnóstico da hanseníase

A Secretaria Municipal de Saúde do Natal realiza até a próxima sexta-feira (16) o curso para profissionais da saúde com o tema “Prevenção de Incapacidade em Hanseníase”, no auditório da própria SMS, localizada na Rua Fabrízio Pedroza, 915, Areia Preta. A qualificação é destinada aos médicos e enfermeiros das oito unidades de saúde da família dos distritos sanitários norte I e II.

O curso que iniciou no último dia 12 tem uma carga horária de 40 horas, dentre teoria e prática, e conta com palestras e orientações sobre prevenção, tratamento e reabilitação da hanseníase. As instrutoras responsáveis são Lenígia Maria Alencar e Cléia Moreno.

Segundo a coordenadora do curso, Joseneide Souza Pessoa, o objetivo da iniciativa é capacitar os profissionais de saúde, deixando-os aptos a identificar o diagnóstico precoce da doença. “O objetivo é capacitar os profissionais das unidades de saúde dos quatro distritos e alguns do estado a estarem preparados para identificar na fase de diagnóstico da hanseníase e as incapacidades que o paciente já possa ter desenvolvido devido à doença. É um curso importante, tendo em vista que Natal apresenta dados de sequelas em pacientes de hanseníase que poderiam ter sido evitadas com um diagnóstico adequado e precoce, pois quanto antes for realizado, mais rápido e bem sucedido será o tratamento e a cura, evitando assim consequências graves para o paciente portador da doença”, destacou a coordenadora.

Para a enfermeira do Hospital Regional de São José do Mipibu, Edilene Ferreira da Silva, o curso está sendo bastante proveitoso. “Estou participando desde o início da capacitação. Estou gostando bastante, os profissionais que estão dando as palestras estão bastante compromissados e preparados”, comentou a enfermeira.

Segundo a enfermeira da unidade de saúde da família da Pompéia, Kátia Maria de Souza Jimenez, “é importante que a hanseníase seja diagnosticada em seu início, evitando assim consequência graves. Estou gostando bastante da capacitação, pois estamos aprendendo muitas coisas e está excelente a riqueza dos materiais que estamos tendo acesso para conhecer mais sobre a hanseníase e levar este conhecimento para quando estivermos trabalhando nas unidades de saúde, podendo diagnosticar o paciente portador da doença até mesmo quando ele estiver fazendo uma visita de rotina na unidade de saúde”, declarou a enfermeira.

Os participantes da capacitação recebem kits contendo livros, CDs, camisetas e materiais para a realização do exame de incapacidade em hanseníase, a serem utilizados com os pacientes nas unidades de saúde. Todo o material foi fornecido pelo Ministério da Saúde por meio da Secretaria Estadual de Saúde (SESAP).

No próximo dia 30 de setembro, o Programa Municipal de Controle de Hanseníase realizará o curso de capacitação clínica de hanseníase para as unidades de saúde do distrito sul e leste. Após este curso, essas unidades poderão participar da segunda etapa da capacitação, que acontecerá nos dias 07 e 11 de outubro no auditório da SMS.