SMS educa sobre leptospirose nesta sexta-feira nas Quintas

Aliar educação à prática em prol de manter a saúde é o objetivo da ação educativa sobre leptospirose que a Secretaria Municipal de Saúde do Natal, por meio da Vigilância Ambiental, realiza nesta quinta-feira,29, às 14h30, na Unidade Básica de Saúde das Quintas, Distrito Oeste da cidade, para a população e profissionais de saúde.

De acordo com a chefe da Vigilância Ambiental da SMS, Liene Medeiros, “esta ação tem a finalidade de conscientizar a população das Quintas sobre as doenças transmitidas pelo rato, sendo considerada com maior índice a leptospirose, chegando a 20 casos e um óbito registrados. A atividade educativa tem a intenção de prevenir casos de doença no bairro”, destacou.

A ação faz parte do Programa do Vigiágua, que tem cadastrados poços, escolas, hotéis e similares para controle da qualidade da água. Caso a Vigilância Ambiental encontre no local a água imprópria para o consumo humano, o Vigiágua notifica e comunica à CAERN para que se tomem as providências cabíveis.

Durante as atividades serão abordadas as práticas de higiene, cuidados com a água, melhores formas de acondicionamento da água e do lixo e como evitar a leptospirose.

Leptospirose e prevenção

Os ratos transmitem, de maneira direta ou indireta, diversas doenças ao ser humano, dentre elas a leptospirose, que é causada por duas espécies de bactérias (Leptospira spp). Essas bactérias ficam alojadas nos rins dos ratos e são soltas na urina. Quando ocorrem enchentes e esta urina se mistura à água, lamas ou a alguns alimentos aquosos, as bactérias podem penetrar no homem pelas mucosas ou pela pele íntegra ou principalmente se estiver com algum machucado.

Para evitar que ocorram enchentes, uma medida muito simples e eficiente, mas que ainda hoje não é 100% empregada pelas pessoas, é reduzir o volume de lixo produzido e jogar o lixo em local adequado, evitando que ele vá entupir os bueiros e ajudar a causar enchentes.

No caso de ocorrer uma enchente, para evitar a leptospirose é importante evitar o contato com água ou lama e impedir que crianças nadem ou brinquem em ambientes que possam estar contaminados pela urina dos ratos.

Pessoas que trabalham na limpeza de lamas, entulhos e desentupimento de esgoto devem usar botas e luvas de borracha (se isto não for possível, usar sacos plásticos duplos amarrados nas mãos e nos pés).

Se o contato com a água contaminada for inevitável, a única forma de reduzir riscos à saúde é permanecer o menor tempo possível em contato com essas águas.

Se a enchente inundar as residências, após as águas baixarem será necessário lavar e desinfetar o chão, as paredes, os objetos caseiros e as roupas atingidas, também é importante limpar e desinfetar a caixa d’água com uma solução de água sanitária, da seguinte forma: Esvazie e lave a caixa d’água, esfregando bem as paredes e o fundo.