Semtas realiza sensibilização de Combate ao Trabalho Infantil

Na luta contra o trabalho infantil, a Secretaria Municipal de Trabalho e Assistência Social (Semtas), por meio do Departamento de Proteção Social Especial, em conjunto com a rede de proteção aos direitos da criança e do adolescente, realizou nesta quarta-feira (26), na Feira do Carrasco, um trabalho de sensibilização aos feirantes e à população sobre a proibição do trabalho infantil.

“A sensibilização contou com distribuição de folderes e cartilhas de orientação sobre o combate ao trabalho laboral infantil, realizada pelos educadores sociais, técnicos dos Centros de Referência Especializados da Assistência Social (CRAS) e do Departamento de Proteção Social Especial (DPSE)”, afirma Priscilia Dantas, diretora do DPSE. O trabalho teve ainda a participação da equipe do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI), da Secretaria Municipal de Serviços Urbanos – SEMSUR e Guarda Municipal.

Esta sensibilização faz parte do primeiro momento das ações voltadas para a redução prévia e futura erradicação do trabalho infantil na Feira do Carrasco. No segundo momento, que está previsto para o dia 9 de novembro, haverá o trabalho de abordagem social às crianças e adolescentes em trabalho laboral na mesma feira. “O trabalho será feito em parceria com o Conselho Tutelar, Varas da Infância e Juventude do Rio Grande do Norte, Guarda Municipal e Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (Ssemsur)”, afirma a diretora.

As metas do trabalho são: realizar abordagens sociais; identificar os responsáveis pela disponibilização dos carros de mão para as crianças e adolescentes e desenvolver uma ação de sensibilização; reduzir o índice de trabalho infantil nas feiras de Natal onde serão realizadas as abordagens sociais; e realizar encaminhamentos das crianças e adolescentes aos CREAS e PETI.

Depois do trabalho de redução e erradicação do trabalho infantil na Feira do Carrasco, as próximas feiras que serão contempladas serão as da Cidade da Esperança, Alecrim, Rocas, Nova Natal e Panorama. “A atuação nestas feiras iniciam a partir de novembro”, ressalta a diretora.