Urbana elabora Plano Municipal de Gestão de Resíduos Sólidos

A Companhia de Serviços Urbanos de Natal (Urbana) iniciou a elaboração da consultoria para desenvolvimento do Plano Municipal de Gestão de Resíduos Sólidos. A proposta é que o Plano seja inserido no edital aberto pelo Ministério do Meio Ambiente, para a concepção dos Planos Municipais de Resíduos Sólidos, com recursos gerais disponíveis da ordem de R$ 1,4 milhão para implantação. Os planos irão contemplar as principais capitais do Brasil para constituir o Plano Nacional.

Segundo o diretor presidente da Urbana, João Bastos, este é o primeiro passo para oficializar uma política municipal que regulamente e oriente gestores e cidadãos a dar uma destinação sustentável ao lixo produzido diariamente. "Esta é uma das prioridades da gestão municipal e estamos dando andamento à criação desse plano, para que possamos ter um dispositivo legal para reger a destinação e o descarte de resíduos sólidos", detalhou.

Para a prefeita Micarla de Sousa, a realização do Plano será a concretização de uma das metas da administração municipal. "Criar um mecanismo que nos auxilie a incrementar os projetos de desenvolvimento sustentável da nossa cidade, principalmente nesse período em que nos preparamos para a Copa de 2014, é de fundamental importância para traçarmos um diagnóstico acerca da infraestrutura urbana", explicou.

Após o resultado das análises , o que se pretende é ampliar a participação da discussão sobre o Plano, mobilizando a sociedade e envolvendo setores específicos. Essa mobilização acontecerá em todo o território nacional. O Plano apresenta conceitos e propostas que refletem a interface entre diversos setores da economia, no intuito de aliar crescimento econômico com desenvolvimento sustentável.

A versão preliminar do documento compreende o diagnóstico da situação atual dos resíduos sólidos, cenários e proposição de metas, diretrizes e estratégias para o cumprimento dos objetivos. Segundo o Ministério do Meio Ambiente, o texto final com a contribuição da sociedade será debatido em encontro nacional, a ser promovido pelo Ministério em 2012.

Em Natal, a empresa contratada para auxiliar nesta elaboração foi a ECOCAM – Consultoria em Saneamento Ambiental LTDA. Os custos do serviço terão o valor de R$ 74,8 mil. O plano está previsto para ser implantado até o mês de agosto de 2012.