Espaço Chico Miséria oferece lazer e arte como forma de inclusão social

Antiga Área de Lazer da Zona Norte, espaço é mantido pela Prefeitura do Natal através da Funcarte e de três secretarias. Local disponibiliza cursos voltados às mais diversas formas de arte, área para prática de esportes e atividades culturais. Espaço Chico Miséria abre de segunda a domingo, das 05h às 22h.

Garantir cultura, lazer, saúde e bem estar gratuitos à população são as bandeiras do Espaço Cultural Francisco das Chagas Bezerra de Araújo, antiga área de lazer do conjunto Panatis, na Zona Norte. O prédio, mantido pela Prefeitura do Natal através da Fundação Cultural Capitania das Artes (Funcarte) e de mais três secretarias municipais, começou 2009 a todo vapor. Foi necessária uma pausa para a inspeção das instalações, mas o prédio já foi liberado e, desde o início de março, suas atividades foram retomadas.

O Espaço Cultural Francisco das Chagas Bezerra de Araújo, onde se encontram a Escola Municipal de Teatro, o Centro Municipal de Artes Integradas (CMAI) e o Teatro Jesiel Figueiredo, é administrado desde janeiro pelo jornalista e produtor cultural Amaury Junior. O nome do espaço é uma homenagem ao marchand Chico Miséria.

Inclusão social através da arte

Criado em 2005, o Espaço Chico Miséria tem como objetivo inserir a população da Zona Norte na perspectiva de inclusão social para o exercício da cidadania, através da prática de atividades artísticas e sócio-culturais. O espaço é administrado pela Capitania das Artes em parceria com a Urbana, a Secretaria de Esporte e Lazer (SEL) e a Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (SEMURB).

Apesar do pouco tempo de gestão, Amaury Júnior, novo coordenador do lugar, já identificou a necessidade de algumas reformas estruturais, as quais promete realizar, como as reformas da pista de skate, da quadra de basquete e do campo de futebol, além de pintura no prédio.

“O espaço é um bem público, patrimônio dos natalenses. Algumas medidas urgentes já estão sendo tomadas, como a manutenção da limpeza e da segurança, pinturas básicas, iluminação e sinalização", ressalta Júnior. "Vamos buscar parcerias público-privadas para desenvolver projetos nos âmbitos da saúde, meio ambiente, cultura, esporte e social" finaliza o novo administrador.

O Espaço Cultural Francisco das Chagas Bezerra de Araújo dispõe de uma área de lazer com quadra de esporte, half, pista de cooper, campo de futebol, centro de convivência e exposições. Periodicamente, atividades culturais acontecem no local, que fica aberto de segunda a domingo, das 05h às 22h.

Quem foi Francisco das Chagas Bezerra de Araújo?

Poeta, músico, produtor cultural, galerista e documentarista, Francisco das Chagas Bezerra de Araújo nasceu em Natal, no dia 06 de dezembro de 1943. O gosto pela arte fez com que logo decidisse investir na descoberta de talentos locais. Conhecedor da Música Popular Brasileira (MPB), trouxe a Natal nomes como Gilberto Gil, Rita Lee, Fagner e Jorge Mautner, entre muitos outros. Ainda criança, ganhou o apelido de Chico Miséria, porque as pessoas diziam que ele “fazia miséria”.

Em 1973, inaugurou a loja de moda masculina Hombre, que logo seria também a Galeria de Arte Sagarana, dedicada à exposição de quadros de artistas dos mais diferentes estilos. Chico Miséria morreu no dia 08 de dezembro de 2005, deixando a imagem de um agitador cultural que proporcionou aos natalenses shows e espetáculos inesquecíveis. Chico foi precursor do conceito de que obra de arte deve ser tão popular quanto usar roupa.