Prefeita participa do 1° Workshop de Avaliação do Produto Turístico de Nat

O 1º Workshop de Avaliação do Produto Turístico de Natal, iniciativa da Prefeitura do Natal por meio da Secretaria Municipal de Turismo (Sectur), teve início na manhã desta quarta-feira (11) no auditório do Hotel Praia Mar, em Ponta Negra. Sob o comando do consultor em Turismo Paulo Gaudenzi, grande ícone brasileiro no setor, empresários do trade assistiram palestras e discutiram ações para o segmento potiguar.

A prefeita Micarla de Sousa abriu o evento e falou sobre a importância do Plano Estratégico do Turismo, iniciativa inédita na história da capital, e que será coordenada por Gaudenzi. “Natal é uma cidade que vive do turismo. Nada mais justo do que implantarmos políticas voltadas exclusivamente para a atividade. Nosso objetivo maior hoje é discutir e estudar os problemas que o nosso setor ainda possui para que possamos resolvê-los e fomentar o desenvolvimento da atividade na capital”, explicou a prefeita.

O secretário municipal de Turismo, Francisco Soares Júnior, lembrou que ao longo de muitos anos a capital potiguar ficou conhecida como uma cidade muito cara, onde se pagava um preço alto para passar férias. “Mas agora, nós precisamos reestudar o produto Natal e precisamos nos preparar para esse novo mundo, investindo na capacitação e qualificação do nosso pessoal para receber bem o turista”, acrescentou.

“Nosso objetivo é fazer um plano estratégico que seja viável e que sirva para todas as futuras gerações, porque Natal precisa do turismo e é a atividade que mais contribui com o nosso Produto Interno Bruto. Porque turismo de verdade não se faz apenas com apresentações de dança e folclore, mas com infra-estrutura e boa prestação de serviços”, disse a prefeita.
Hoteleiros e proprietários de bares e restaurantes, estiveram presentes ao evento, que contou ainda com a participação do secretário municipal adjunto de Tributação, André Macedo, e da secretária municipal de Trabalho e Assistência Social, Rosy de Sousa.

Workshop

Ao iniciar os trabalhos no workshop, Paulo Gaudenzi destacou a importância de se ter um documento e práticas oficiais que irão nortear o desenvolvimento do turismo natalense. O consultor auxiliará a Prefeitura do Natal no desenvolvimento do Plano Estratégico do Turismo da cidade, depois do sucesso alcançado em estados como Bahia e Rio de Janeiro.

Durante o seminário “Natal a Caminho da Economia das Experiências”, que abriu o workshop, o consultor explicou a evolução da sociedade e economia brasileiras, mostrando que, atualmente, vive-se a era da informação. “Nos próximos anos viveremos a era das emoções e vamos precisar de muitas mudanças no nosso turismo. A principal delas está nos guias: eles terão que estar cada vez melhores e serem verdadeiros contadores de histórias”, detalhou Gaudenzi.

Ainda no encontro, o consultor falou sobre a macroestratégia que a prefeitura irá montar para fomentar o desenvolvimento do turismo no município, realizando ações nas áreas de planejamento, infra-estrutura básica e acompanhamento.

“Não queremos que o turista venha ver Natal, queremos que ele venha viver Natal. Dessa forma, ele será o maior propagandista da cidade no resto do País”, acrescentou Gaudenzi. O consultor ainda destacou a importância da excelência na prestação dos serviços e de a identidade do destino turístico passar pela sustentabilidade.

Durante as atividades do seminário, os participantes usaram uma metodologia conhecida como SWOT, que é o ato de mostrar e discutir os pontos fortes e fracos do produto Natal, assim como suas oportunidades e ameaças. Os empresários reuniram-se em grupos e iniciaram os debates.

Copa 2014

No evento, Micarla de Sousa acrescentou que se Natal se tornar uma das 12 subsedes da Copa do Mundo de 2014, poderá contar com as transformações que sempre sonhou em um curto espaço de tempo. “Estamos esperando e torcendo muito, porque nós teremos a chance de dar a nossa cidade as transformações que ela quer e precisa”, destacou a chefe do executivo municipal.

A prefeita clamou pela torcida e colaboração do trade para a escolha da cidade como subsede do mundial. “Nossa visão não deve ser limitada aos jogos que aqui ocorrerão, mas sim aos investimentos e realizações em infra-estrutura”, destacou.