Cerca de 700 faixas publicitárias irregulares que estavam espalhadas pelas ruas da cidade e contribuindo para aumentar a poluição visual serão transformadas em sacolas ecológicas. Uma parceria entre a secretaria de Meio Ambiente e Urbanismo (Semurb), responsável por fiscalizar a atividade em Natal e  um artesão da Zona Norte vai reaproveitar a lona das faixas como matéria prima para as ecobags.

O supervisor geral de fiscalização ambiental da Semurb, Leonardo Almeida, explica que o material recolhido das ruas durante um mês e meio será totalmente reaproveitado. “As sacolas serão produzidas com as lonas das faixas e as madeiras de sustentação serão doadas ao horto municipal para servir de tutor no plantio das mudas, ou seja, madeira que dá suporte a planta para que ela cresça”, disse.

Ainda segundo Almeida, parte da produção de sacolas será destinada à Semurb para trabalhos de educação ambiental. “Estamos retirando as faixas irregulares das ruas e dando um destino correto a elas para o bem do meio ambiente. A partir de agora elas serão recicladas e reutilizadas como sacolas ecológicas para compras e sacos de diversos tamnahos”, ressalta. “O preço de venda desses produtos é muito barato, apenas R$ 0, 50 centavos por peça, o que contribui para diminuir o uso de sacos industrializados que geram resíduos para o meio ambiente”, acrescenta.

Quando é detectada uma publicidade indevida o anunciante é intimado a comparecer na sede da Semurb para receber orientação sobre as normas e os riscos do não cumprimento da legislação ambiental. A fiscalização identificou que as áreas mais afetadas com esse tipo de anúncio são as avenidas Roberto Freire e Bernardo Vieira, nos viadutos e na BR-101. Outro ponto que sofria com esse tipo de poluição era a Ponte Metálica de Igapó, limpa recentemente, e que está sendo monitorada pela fiscalização para que não haja mais colocação de faixas.