Natal aderiu oficialmente nesta terça-feira (07), ao programa do Governo Federal “Crack, é possível vencer”. O prefeito, Carlos Eduardo, assinou o convênio em solenidade realizada na Escola de Governo do Rio Grande do Norte. O Ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo e a Governadora Rosalba Ciarlini estiveram presentes ao evento.

Como anfitrião da solenidade o chefe do executivo municipal deu boas vindas ao Ministro da Justiça, destacando a importância do momento para a capital potiguar. Carlos Eduardo lembrou que os governos municipais não têm uma responsabilidade direta com a segurança pública, mas ressaltou que nenhum prefeito pode se negar a contribuir com o tema. Nesse sentido, o prefeito elencou algumas medidas adotadas pela sua administração para prevenir e combater a criminalidade em Natal.

Ele anunciou ações como a melhoria na estrutura de sete escolas de educação infantil do município, como também adiantou que em junho serão licitados mais 10 projetos de construção de escolas e no mês de agosto para complementar essas ações no campo da educação municipal, mais 11 projetos de construção de escolas passarão pelo mesmo processo: “Só podemos vislumbrar um futuro positivo para os jovens de Natal se investirmos em educação e nós estamos fazendo isso”, ressaltou.

O prefeito também falou sobre as ações relacionadas às melhorias nas praças. Em parceria com a Eletrobrás, a Prefeitura do Natal desenvolve o projeto “Reluz”. Com esse projeto a administração municipal está substituindo a iluminação defeituosa de vários bairros da cidade, com uma atenção especial às comunidades periféricas. No âmbito das políticas de assistência social a gestão trabalha incansavelmente para reativar os programas para atender a população. O executivo natalense já avançou na reestruturação dos Centros de Referência de Assistência Social – CRAS e Centros de Referência Especializado de Assistência Social – CREAS.

Carlos Eduardo anunciou também que a Prefeitura vai revitalizar o Programa de Acompanhamento as Famílias dos dependentes químicos. Esse programa tem um foco direto nas famílias, oferecendo tratamento ao usuário, educação para as crianças que não estão em creches ou escolas e capacitação para pais e mães, com a inserção desses chefes de família no mercado de trabalho: “Quando o usuário voltar para casa reabilitado vai reencontrar sua família encaminhada e vai pensar duas vezes em voltar ao mundo das drogas”, disse.

O chefe do executivo natalense ainda destacou o fortalecimento dos programas da Guarda Municipal de Natal. O projeto do “Pelotão Escola” será reativado e a secretaria municipal de Defesa Social está trabalhando para viabilizar o “Guarda na Praia” e o “Guarda Cidadã”. No final do seu pronunciamento o prefeito de Natal, Carlos Eduardo, reafirmou o compromisso de sua administração de contribuir com as outras esferas de governo para ampliar a rede de prevenção e combate as drogas: “Esse problema já tomou proporções inaceitáveis e o programa “Crack, é possível vencer” representa um grande avanço para vencermos essa guerra contra as drogas”, enfatizou.

O Ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, contou que o projeto “Crack, é possível vencer” é ousado, visto que o Governo Federal destinou R$ 4 bilhões em recursos para abastecer as ações do programa. O gestor federal conclamou todos os órgãos envolvidos no processo a somarem forças para obter sucesso: “Essa união é fundamental”, falou.

Segundo Cardozo a ação parte de duas premissas importantes: O enfrentamento das organizações criminosas e narcotraficantes de forma veemente, o tratamento diferenciado aos usuários de entorpecentes, entendendo que eles são indivíduos que necessitam de acompanhamento médico e psicológico. José Eduardo Cardozo adiantou que em junho Natal já vai receber Unidades de Transmissão Móvel equipadas com um sistema de monitoramento eletrônico para serem utilizadas nas áreas mais adensadas no combate e prevenção da criminalidade.

O coordenador do Comitê Gestor Municipal do Programa “Crack, é possível vencer”, Fábio Potiguar, presente ao evento e explicou qual será o papel da Prefeitura do Natal no projeto. A administração municipal vai atuar em três eixos: Prevenção, cuidado e continuidade. As secretarias do Gabinete do Prefeito (Segap), Defesa Social (Semdes), Saúde (SMS), Trabalho e Assistência Social (Semtas) e Educação (SME) atuarão de forma integrada. Serão instaladas na capital potiguar 40 câmeras em duas áreas: Felipe Camarão e Nossa Senhora da Apresentação. Três novos Centros de Atendimentos Psicossocial, funcionando 24 horas por dia serão criados. Os funcionários dos CRAS e CREAS serão capacitados para promoverem um melhor atendimento aos pacientes e as famílias.