O prefeito Carlos Eduardo deu posse ao Conselho de Administração do Instituto de Previdência Social dos Servidores do Município do Natal (CONAD) e em seguida fez o lançamento da 10ª edição do Anuário Natal 2013. As solenidades foram realizadas na tarde desta terça (18), no Salão Nobre da Prefeitura do Natal, e contou com a presença de secretários do Município, representantes da Fiern, de servidores e de outros segmentos da sociedade.

Em discurso, o chefe do Executivo municipal considerou que o CONAD está dentro da proposta da sociedade civil que prega os princípios da participação coletiva, transparência e democratização da administração profissionalizada. Fez questão de ressaltar que, em virtude das dificuldades administrativas, vai contratar uma consultoria para auditar a folha de pagamento, contribuir para a elaboração do projeto de reforma administrativa e trabalhar no detalhamento de despesa e receita da Prefeitura. Os próximos alvos serão as Secretarias Municipal de Saúde, Educação, Urbanismo e Meio Ambiente, sinalizou.

O Anuário Natal 2013, por sua vez, foi saudado pelo prefeito Carlos Eduardo como um momento novo para a cidade do Natal, não só por ser um instrumento importante de pesquisa e de documentação da História da cidade, mas também como uma ferramenta de defesa e registro do patrimônio e desenvolvimento da cidade. E já comprometeu os técnicos da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Urbanismo, que elaboraram e publicaram o trabalho pela primeira vez em 2003 (na gestão anterior do atual prefeito), para que façam uma “grande edição” em 2014.

“No próximo ano Natal, sedia alguns jogos da Copa do Mundo e vai ser notícia mundial com a presença de 1.800 jornalistas nacionais e estrangeiros e mais de 120 canais de televisão. E o Anuário vai ser um importante instrumento para contar a História da cidade, porque os milhares de turistas que vêm nos visitar neste período, querem conhecer essa História”.

O Anuário Natal 2013 é uma publicação que reúne de forma sistemática informações sobre o município e sua região metropolitana. O objetivo principal é manter uma base de dados em constante atualização, possibilitando assim a disponibilização de um registro temporal que possa ser utilizado por todos. O trabalho, desenvolvido de forma constante ao longo dos anos é, sobretudo, uma contribuição ao cidadão e o convida a conhecer Natal desde seu aspecto social e humano até os seus dados técnicos e estatísticos.

O CONAD, empossado pelo prefeito Carlos Eduardo, é formado por cinco membros efetivos e cinco suplentes, sendo presidido pelo secretário municipal de Administração e Gestão Estratégica, José Dionisio Gomes da Silva. Os outros quatro membros efetivos são: Maria Helena Duarte Pinheiro, atual presidente do Instituto de Previdência Social dos Servidores do Município de Natal (Natalprev); Waldenir Xavier de Oliveira; Dulcirleide Pessoa Ribeiro e Manoel Ronaldo Dantas.