Com o objetivo de educar as crianças, futuro de uma nova geração, de maneira diferente e formar uma comunidade escolar com consciência da preservação ambiental, o CMEI Maria de Nazaré desenvolve o projeto “Semeei: agora é tempo da colheita”.

Dentro das atividades do projeto, as ações para preservar a natureza se intensificaram na tarde da quarta-feira (19), com alunos, pais e professores do CMEI que participaram de uma palestra com o tema “Urgência da Questão Ambiental e a Importância da Arborização”, ministrada pelo professor da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), Robério Paulino Rodrigues.

Durante a palestra o professor abordou os diversos problemas que o mundo enfrenta nos dias atuais, entre eles, aquecimento global, elevação dos oceanos, combustíveis fósseis, lixo, desmatamento, mudanças globais, trânsito e consumismo.

Destacou a importância do plantio de árvores e o que se pode fazer para mudar o comportamento das pessoas em busca de um mundo melhor. “Precisamos mudar o nosso comportamento, controlar o consumismo exagerado, reutilizar, separar o lixo e entregar para coleta seletiva, economizar energia e água, e usar transportes alternativos”, afirmou Robério.

Ainda na programação, os alunos e pais participaram de um plantio de mudas de Oiti e Pau Brasil na Praça São Vicente de Paula, localizada em frente ao Cartório de Igapó próximo do CMEI. A unidade de ensino tem 65 crianças matriculadas e fica localizada na Rua São Luiz, 120, Igapó, Zona Norte de Natal.

A gestora do CMEI, Patrícia Cilene Viegas Pereira Silva, afirma que o projeto “Semeei: agora é tempo da colheita”, vem trabalhando com os pais e alunos atitudes de mudanças para preservar o meio ambiente dentro é fora de casa. “Vamos mostrar que somos pessoas diferentes, positivas e do bem. Estamos fazendo o melhor para nossa cidade. Queremos servir de exemplo para toda Natal e outras escolas e CMEIs”, declarou.

A aposentada Francisca Fábia Tinoco, mãe da aluna Maria do Céu Matias de Melo Tinoco, de três anos, ajudou a filha a plantar uma muda de Oiti. “Estou plantando e quero cuidar e regar essa planta”, afirmando a importância a conscientização ambiental.