“A Academia da Terceira Idade é um verdadeiro presente para a comunidade de Cidade da Esperança, pois o bairro não tinha um espaço de lazer e entretenimento como esse”, definiu a aposentada Terezinha Pereira dos Santos, 64 anos, moradora do bairro há 30 anos, durante a entrega da quarta Academia da capital, realizada na manhã desta quarta-feira (20), com a presença da prefeita Micarla de Sousa. “Eu caminho pelo menos três vezes por semana e agora virei todos os dias me exercitar nos equipamentos”, complementa a aposentada.

Para a chefe do executivo municipal, a Academia da Terceira Idade (ATI) tem sido fundamental para estimular a população a praticar atividade física. “A partir do momento em que instalamos essa estrutura nos bairros, é mais gente que sai do sedentarismo e começa a praticar esporte, e menos gente precisando de atendimento nos postos de saúde, porque passa a ter mais qualidade de vida”, destacou a prefeita Micarla de Sousa.

Essa constatação é baseada em pesquisas realizadas em todo o País. O projeto das Academias da Terceira Idade começou a ser desenvolvido no sul do Brasil e se tornou um sucesso na prevenção de doenças. Segundo estudos realizados por postos de saúde nos bairros dos municípios onde foram implantadas as academias, o número de consultas e o consumo de remédios das pessoas acima dos 60 anos de idade diminuíram em 30%.

A senadora Rosalba Ciarlini parabenizou a iniciativa da Prefeitura do Natal em implementar a proposta da atividade física acessível à população. “É um benefício direto para a comunidade, principalmente para os idosos, que passam a contar com mais uma opção de lazer e entretenimento”, acrescentou.

A ATI da Cidade da Esperança é a quarta a ser implantada em Natal e fica localizada na Praça Aluízio Alves, entre a Avenida Adolfo Gordo e a Rua Campina Grande. O projeto já existe na Praça Augusto Leite, no Tirol; na Praça Kalina Maia, em Lagoa Nova; e no Espaço Cultural Jesiel Figueiredo, no Gramoré. Nesses quatro primeiros equipamentos, foram investidos cerca de R$ 100 mil.

A ATI é formada por vários equipamentos de ginástica destinados a alongar, fortalecer e desenvolver a musculatura, além de trabalhar a capacidade aeróbica. Apesar de destinados à terceira idade, os equipamentos também podem ser utilizados por jovens. Contudo, o uso é restrito para crianças.

Segundo o secretário municipal de Serviços Urbanos, João Bastos, a meta é instalar 27 novas academias em diferentes bairros até o final do ano, sendo 17 custeadas pela empresa Ziober, que confecciona os equipamentos, e as outras 10 adquiridas com recursos da Prefeitura.

“A Academia da Terceira Idade também resgata locais públicos, como a Praça Aluízio Alves. Com a movimentação que já acontece no espaço, podemos ver que a prática de esportes motiva o retorno de toda a comunidade para frequentar a praça, já que o local fica mais atrativo”, acrescentou João Bastos.

O secretário municipal da Juventude, do Esporte e Lazer, Tertuliano Pinheiro, enfatizou que o órgão realizará uma licitação para disponibilizar professores de educação física nas ATIs. “Em breve, os idosos poderão contar com orientações desses profissionais, que estarão à disposição no início da manhã e no fim da tarde, que são os horários mais movimentados para a prática de exercícios”, assegurou.

O projeto das Academias da Terceira Idade é uma iniciativa da Prefeitura do Natal, por meio das Secretarias Municipais de Serviços Urbanos (Semsur) e da Juventude, do Esporte e Lazer (Sejel).