A chegada do verão alterou a rotina de atendimentos no Samu Natal, tudo devido ao movimento sazonal dos natalenses, que nessa época do ano procuram as praias do estado para passar as férias.

A coordenação do órgão fez um comparativo com as ocorrências do mês de dezembro, onde a alta estação já havia começado, e a cidade recebia um grande volume de turistas. Os números contendo as principais ocorrências foram divulgados hoje. (veja tabela abaixo)

Segundo a coordenação do Samu Natal, em dezembro o número de atendimentos órgão, entre orientações por telefone e ocorrências com a saída de ambulâncias, ultrapassou os 7.300 registros. Faltando 10 dias para terminar o mês de janeiro, o total de atendimentos realizados pelo Samu Natal chega a 4.556, um número bem menor que o registrado nos 20 primeiros dias do mês passado.

As ocorrências clínicas, como as crises hipertensivas e síndromes coronarianas ainda continuam em primeiro lugar no órgão: 639 em dezembro x 447 em janeiro. A maior queda nas ocorrências foi registrada nas colisões de trânsito, responsáveis por grande parte das estatísticas do órgão. “Os acidentes envolvendo carros, motos, e até os atropelamentos diminuíram muito porque a maioria da população natalense se desloca da cidade em direção às praias do estado, e Natal fica vazia”, afirma Rodrigo Lemos, chefe do setor de transportes do Samu Natal. “A mudança cultural da população é tão visível que sentimos isso até mesmo no dia a dia do nosso trabalho. Em média, conseguimos chegar de 3 a 4 minutos mais rápido nas ocorrências durante o mês de janeiro”, afirma.

Apesar disso, o mês de janeiro foi mais violento que dezembro, em relação a alguns tipos de ocorrências específicas. É o que acontece em relação aos ferimentos por armas de fogo, que em dezembro totalizaram 55 registros, e até o dia 20 de janeiro de 2010 já somam 40 casos. Os afogamentos também chamam a atenção da Coordenação do Samu. Em dezembro o órgão registrou apenas 02 ocorrências, enquanto que nos 20 primeiros dias de janeiro, já foram 6 chamados de socorro.

O comparativo completo com o mês de janeiro de 2009 será divulgado no final do mês.

Confira tabela