A Prefeitura do Natal, por meio da Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (Semsur), vai inaugurar a urbanização e iluminação da Praça Pio X, localizada ao lado da Catedral Metropolitana neste domingo, 24 de janeiro. A obra realizada no equipamento celebra o centenário da Arquidiocese de Natal e será entregue pela prefeita Micarla de Sousa. Toda a comunidade poderá conhecer as melhorias durante a missa, que está programada para as 19h15. A Catedral Metropolitana de Natal é tombada pelo Patrimônio Histórico Estadual, desde 2008.

Com o novo projeto, a Praça Pio X recebeu uma nova iluminação, paisagismo e até mesmo a construção de um poço para a irrigação. De acordo com a diretora do departamento de Paisagismo da Secretaria, Melissa Sales, o espaço está mais bonito e agregou elementos da região, como plantas tropicais escalonadas em diferentes níveis e cores diversificadas. “Criamos uma identidade maior com o nosso clima”, comentou.

Para a manutenção dessas plantas, a Semsur criou um sistema de irrigação automatizada, por meio de um poço próprio. A partir desse equipamento, a irrigação poderá ser programada para ligar e desligar automaticamente. Outras tecnologias utilizadas nesse sistema são o sensor de chuva, que permite a utilização da irrigação apenas nos dias não chuvosos; e também o sensor de umidade, que utiliza a quantidade exata de água necessária para as plantas. Com isso, a paróquia terá um consumo moderado de água.

Já a iluminação foi incrementada com refletores no entorno da catedral. Dois com potência de 1.000 watts são responsáveis por iluminar o corredor central, no alto. Outros de 400 e 150 watts serão dispostos para decorar e iluminar toda a igreja. No projeto, consta ainda a implantação de seis postes, três de cada lado, para iluminar o estacionamento.

A Semsur está investindo R$ 114 mil em todo o projeto paisagístico, sendo R$ 58 mil deste investimento destinado à construção do sistema de irrigação. Além disso, estão sendo investidos R$ 20 mil na revitalização da iluminação do local.

Missa

No dia da inauguração da nova Praça Pio X, o arcebispo metropolitano, Dom Matias Patrício de Macêdo, vai celebrar uma missa de ação de graças às 19h15. A missa também é uma homenagem aos seis anos de Dom Matias Patrício à frente da Arquidiocese de Natal.

Na celebração deste domingo, a Paróquia da Catedral de Nossa Senhora da Apresentação acolhe o vigário paroquial, Pe. Jailton da Silva Soares. “Convidamos os padres, diáconos, religiosos, seminaristas, autoridades, fiéis, agentes de pastorais e membros das comunidades de vida e aliança para participarem desta celebração”, convida o pároco da Catedral, Pe. Aerton Sales da Cunha.