Natal iniciou 2010 com todas suas praias urbanas próprias para o banho. Um trabalho de fiscalização realizado pela Prefeitura é um dos motivos desse bom resultado apontado pelo programa Água Azul, desenvolvido pelo Idema e o IFRN. As secretarias municipais de Meio Ambiente (Semurb) e de Obras (Semopi), em parceria com a Caern e a Agência Reguladora de Saneamento Básico de Natal (Arsban), vem combatendo o despejo de esgotos clandestinos na orla da cidade.

Iniciada em 2009, a fiscalização conjunta se intensificou este mês, dentro do projeto “Verão da Gente”, da Prefeitura do Natal. “Já temos um cronograma de ações continuadas que vão até o final de fevereiro e incluem toda a orla, de Ponta Negra a Redinha”, aponta o secretário de Meio Ambiente e Urbanismo, Kalazans Bezerra.

O trabalho inclui a identificação, em toda a orla de Natal, dos pontos de despejo irregular de esgotos, tanto nas avenidas à beira-mar, quanto direto na areia. “Ao encontrar a irregularidade, os fiscais buscam localizar os responsáveis, que são autuados, enquanto a galeria clandestina é fechada”, explica o titular da Semurb.

Os casos mais comuns de desrespeito á legislação são os despejos diretos nas vias públicas, ou ligações clandestinas na rede de drenagem. Os dejetos terminam indo parar no mar, tornando muitas vezes a área imprópria para o banho. A fiscalização da Prefeitura junto com a Arsban e a Caern tem se refletido na melhoria da situação.

“Os resultados já estão aí. Os estudos que apontam a balneabilidade das praias costumavam, até o primeiro semestre de 2009, apontar como impróprios trechos das praias de Ponta Negra, Mãe Luiza e da Redinha”, lembra Kalazans Bezerra, complementando: “Hoje dificilmente Ponta Negra e Redinha apresentam esse problema.”

A praia na orla de Mãe Luiza, única exceção, também já tem data para chegar ao mesmo nível de balneabilidade das demais. A expectativa é que, em 90 dias, esteja concluída a rede de esgotos que atenderá o bairro. “Nossa meta é que, depois disso, não tenhamos mais conhecimento de nenhuma praia imprópria para o banho em Natal”, destaca Kalazans Bezerra.