A prefeita de Natal, Micarla de Sousa e a secretária municipal de Trabalho e Assistência Social, Rosy de Sousa entregaram na manhã desta quarta-feira (27) a sexta unidade do Telecentro Comunitário na sede do Corpo de Bombeiros, na Avenida Alexandrino de Alencar, em Lagoa Seca. Na solenidade, a corporação foi representada pelo subcomandante do Corpo de Bombeiros, coronel Gervásio Bentes.

“ Hoje em dia para conseguir emprego os jovens precisam de qualificação profissional, curso de informática. Aqui no telecentro todos vão ter acesso gratuito a esses serviços, inclusive a terceira idade. Além disso, será um ambiente agradável de se frequentar”, declarou a prefeita Micarla de Sousa.

As instalações onde passa a funcionar a unidade de inclusão digital de Lagoa Seca foram cedidas pelo Corpo de Bombeiros. O telecentro conta com 11 computadores e estrutura adequada para atender a comunidade, incluindo servidor de acesso à banda larga, impressora, projetor, entre outras tecnologias. No local, além de navegar na Internet, os jovens poderão participar de cursos de informática e de educação à distância.

“Inicialmente cerca de 500 pessoas por mês serão atendidas no telecentro de Lagoa Seca. O nosso público alvo nesse primeiro momento são os jovens que participam dos projetos desenvolvidos pelo Corpo de Bombeiros, que são o Bombeiro Mirim, o Vida Viva voltado para a terceira idade e os alunos da Escola Estadual Tiradentes”, informou o coordenador do telecentro de Lagoa Seca, sargento Joel Sirino.

Nesta semana a Prefeitura do Natal entregou quatro telecentros à população natalense. Na segunda foram inauguradas as unidades de Mãe Luíza e Guarapes, na terça o bairro de Neópolis foi o contemplado e nesta quarta, Lagoa Seca ganhou o telecentro. Até o fim deste primeiro semestre, outras quatro unidades serão entregues à população, sendo que três delas serão com recursos próprios da Prefeitura.

“O principal objetivo desse programa é que a alfabetização digital chegue às comunidades de baixa renda e que seja um meio de qualificação profissional para os jovens desses locais. A nossa meta é entregar para a população 30 telecentros até o fim da gestão da prefeita Micarla de Sousa”, disse a secretária da Semtas, Rosy de Sousa.

Sobre os telecentros

O programa do Telecentros Comunitários é coordenado pela Secretaria Municipal de Trabalho e Assistência Social (Semtas) através de uma parceria com o Ministério das Comunicações. Cada unidade conta com profissionais capacitados para ajudar os usuários no melhor aproveitamento dos computadores e da Internet.

Todos os serviços oferecidos nos telecentros são gratuitos e a meta é atingir cerca de 13 mil acessos por mês, nas seis unidades. Os computadores são equipados com softwares livres e o programa em Natal já integra o Observatório Nacional de Inclusão Digital (Onid).