Com o tema “Quem cuida se cuida. Use camisinha”, a Prefeitura do Natal, através da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) realiza a campanha de prevenção às DST’S/AIDS no carnaval 2010, enfatizando a importância do uso do preservativo em todas as relações sexuais.

A campanha está sendo executada neste período pré-carnavalesco e será intensificada durante os quatro dias de carnaval da Prefeitura do Natal. As ações serão realizadas nos seis circuitos carnavalescos (Centro Histórico, Ribeira, Rocas, Redinha, Alecrim e Ponta Negra), nas prévias carnavalescas, bailes e nas abordagens realizadas pelos profissionais de saúde. Ao todo 70 profissionais atuarão como multiplicadores e educadores. A campanha ainda contará com a participação de Ong’s ligadas às ações de prevenção e assistência no município de Natal.

Dentro das ações educativas e preventivas da campanha, a SMS já distribuiu para a população 250 mil preservativos, 10 mil leques, 10 mil porta-camisinha, 10 mil panfletos e 10 mil sacolas de câmbio.

Nos próximos dias 14 e 15, no horário de 10h às 16h, o Programa Municipal de DST/AIDS vai realizar na praia da Redinha a campanha de Mobilização de Acesso ao Diagnóstico de HIV/SÍFILIS,com uma unidade móvel instalada nas proximidades da Igreja de Pedra. Serão realizados exames para o diagnóstico da doença com coleta em papel filtro. Os resultados serão entregues em uma semana nas unidades básicas de saúde.

Dados da AIDS em Natal

· Casos de 1983 a 2009: 1.278 (927 homens/72,5% - 351 mulheres/ 27,5%)

· 2009: 83 casos novos (58 homens e 25 mulheres)-

· 2008: 119 (89 homens e 30 mulheres)

Dicas de saúde

· Caso apareça algum sinal ou sintoma de doença sexualmente transmissível, procure os serviços da Rede Básica de Saúde;

· Evite situações de risco, como abusar de drogas e bebidas alcoólicas;

· Prefira as camisinhas lubrificadas, que estejam dentro do prazo de validade e apresentem a marca do Inmetro;

· Não reutilize as camisinhas. Elas são descartáveis;

· Procure a Rede Básica de Saúde caso deseje fazer o exame de HIV e também de outras DSTs;

· Use sempre camisinha.