Pelo quinto ano consecutivo, o Bloco Manicacas no Frevo anima os foliões no centro da cidade. Criado pelos produtores Júlio César e Dorian Lima, o bloco, que surgiu numa brincadeira de amigos, reuniu no ano passado cerca de 300 foliões, que não perderam o passo ao som das bandinhas de frevo. O Manicacas é um dos 150 blocos que levarão alegrias aos 6 polos que integram a programação do "Carnaval em Natal, Você tá em Casa" promovido pela Prefeitura Municipal de Natal, através da Fundação Cultural Capitania das Artes – Funcarte.

Conhecido por ter foliões ligados as artes, em 2008 o bloco entrou oficialmente na programação do carnaval da cidade. Para criar um clima de total irreverência, todo ano é escolhido o ‘’Manicaca’’ do Ano". Neste carnaval o Manicaca será representado pelo jornalista Sérgio Vilar e o artista plástico Marcelos Bob’s será o Manicaca de Honra. A arte da camisa ficou a cargo do artista plástico Fábio Eduardo.

A animação começa a partir das 17h com uma bandinha de frevo percorrendo as ruas do centro, seguindo com maracatu, ciranda e muito frevo, no palco montado na Rua Vigário Bartolomeu.