Irreverência e muita alegria. Foram com estas palavras que a coordenadora geral do bloco Poetas, Carecas, Bruxas e Lobisomens, Iracema Araújo, definiu um dos mais animados grupos carnavalescos da zona sul de Natal, que neste sábado (13), às 17 horas, abriu oficialmente os festejos carnavalescos da folia do pólo cultural de Ponta Negra.

  Iracema Araújo afirma que  o Carecas tem como uma das suas principais características ser um bloco democrático. “Seguimos este estilo desde quando fomos criados há seis anos. Aqui ninguém paga nada para brincar. Bastas trazer sua fantasia para se divertir no meio da rua”, definiu a coordenadora geral do bloco.

Os cerca de 3 mil participantes, segundo Iracema Araújo, percorreram diversas ruas de Ponta Negra, sempre margeando a avenida engenheiro Roberto Freire, até o Ponto Sete, próximo ao Praia Shopping, onde foi montado um palco e  se concentram os foliões que participam do carnaval de Ponta Negra.

Na noite carnaval deste sábado se apresentaram no palco do Ponto Sete o cantor Eugênio Bezerra e banda, além de Hildo Cavalcanti, Banda Detroit e Sueldo Soares. No início da saída do bloco Poetas, Carecas, Bruxas e Lobisomem se apresentou a cantora Kristal e depois bandas de frevo pelas ruas do bairro até o ponto final de concentração.

Dimas Carlos, coordenador geral do pólo cultural de Ponta Negra, disse que os grupos Perna de Pau e Folia de Rua também se integraram ao Carecas durante o cortejo carnavalesco. E não faltou animação durante todo o percurso, com pessoas usando as mais diferentes fantasias, cada um expressando sua criatividade e irreverência, numa prova que vale a pena sim permanecer em Natal para brincar o carnaval.

Para a arte educadora Graça Leal, que acompanha o Carecas desde o seu início. “Aqui é um carnaval autêntico, que não é feito com abadás, mas com o povo nas ruas, com muita alegria e tranquilidade”, enfatizou Graça Leal.

Estrutura

O coordenador geral do pólo cultural de Ponta Negra disse que o evento conta com todo o apoio da Prefeitura do Natal, assim como acontece com os demais pólos da cidade. “A prefeitura organizou em Ponta Negra o palco do Ponto Sete e do ponto de saída do bloco Poetas, Carecas, Bruxas e Lobisomens e toda uma estrutura que conta com o apoio de diversas secretarias municipais”, informou Dimas Carlos.

Para este domingo (14), a programação carnavalesca de Ponta Negra terá pela manhã os blocos Carnaritmos na orla marítima e Carnavila, que sai da igrejinha da Vila de Ponta Negra e à noite no palco do Ponto Sete se apresentam as cantoras Lucinha Lira, Thábata, o cantor Isaque Galvão e a banda Perfume de Gardênia.