A 6ª etapa do Circuito Brasileiro Open de Vôlei de Praia, que está acontecendo em Natal desde a última terça-feira (19), e segue até domingo (24), contou com uma programação especial para os alunos da Rede Municipal de Ensino, nesta quarta-feira (20). Isto porque aconteceu um talk show, no Palácio dos Esportes Djalma Maranhão, que reuniu estudantes de algumas Unidades de Ensino do município em um momento de interação com os atletas do vôlei de praia Márcio Araújo, ganhador das medalhas de ouro do Campeonato Mundial de 2005, em Berlim, e de prata nos Jogos Olímpicos de 2008, em Pequim, e Allison Francioni, ganhador da medalha de ouro no Campeonato Mundial de Voleibol de Praia Sub-21 de 2013, na Croácia.

O evento contou com alunos das Escolas Municipais Professora Josefa Botelho, Professor Luiz Maranhão Filho, Professor Waldson José Bastos Pinheiro, Professora Iapissara Aguiar de Souza, Professora Adelina Fernandes, Professora Maria Madalena Xavier de Andrade e Professor Veríssimo de Melo. “Estão presentes, aqui, algumas escolas do município, quase todas com a prática do vôlei, inclusive, a campeão geral dos Jogos Escolares Municipais (JEMs), a E. M. Profª. Josefa Botelho. Um evento como esse é importante porque é um momento de interação das crianças com os atletas do vôlei de praia. É espaço aberto para perguntas e respostas, mas na programação dos dias seguintes também haverá espaços destinados para os nossos alunos. Inclusive, na sexta-feira, vai ter uma escolinha na arena de vôlei para que eles possam participar”, comentou o chefe do Setor de Cultura, Eventos e Desportos, Felipe Galvão Lopes de Souza.

Na ocasião, os atletas puderam conversar com os alunos e tirar as dúvidas deles sobre os desafios da profissão, a sensação de ser campeão e de alcançar o sucesso na sua área, além de comentarem um pouco sobre suas experiências na carreira. O jogador Márcio Araújo dividiu um pouco da sua experiência e de como foi importante acreditar no sonho que tinha. “Muitas vezes escutamos que não vamos ser nada na vida, mas eu digo para vocês que não deem ouvidos e acreditem nos seus sonhos. Eu sou a prova viva de que eles podem se tornar realidade. Eu vim de uma família simples, meus pais são professores, mas eu tive uma experiência de vida muito bacana dentro do meu âmbito familiar, de incentivo ao esporte e eu posso dizer a vocês que dentro dessa caminhada, como atleta da seleção brasileira, eu vivi muitas viagens internacionais e tive a oportunidade de representar o Brasil durante 16 anos, e tudo isso foi o esporte que me proporcionou. Talvez se eu não tivesse aproveitado a oportunidade lá no início, jamais teria conhecido o mundo como eu conheço, falasse outros idiomas e tivesse vivenciado outras culturas. Isso foi muito rico pra minha vida e pra minha família. Então, o que tenho a dizer para você é que sonhar é de graça, não paga nada, por isso acredite nos seus sonhos!”.

O Secretário Adjunto de Gestão Escolar, Paulo Victor Cavalcante Barra, que estava representando a Secretaria Municipal de Educação no evento, destacou a importância da conversa para o desenvolvimento dos alunos da Rede Municipal de Ensino. “É fundamental um evento como esse, porque desperta nos nossos alunos o sonho que cada um tem, que, muitas vezes, como foi citado pelos atletas, é desacreditado pelas pessoas, mas aí quando eles veem os exemplos dos jogadores que vieram aqui e falaram que também tiveram dificuldades no início da carreira, quando estudavam, mas que superaram os desafios e hoje chegaram a ser campeões mundiais, eles percebem que os sonhos são possíveis de serem realizados”.

Dentre os alunos que participaram do momento estavam Luiz Felipe dos Santos Silva, 15 anos, aluno do 8º ano da E. M. Profª Maria Madalena Xavier de Andrade, e João Vitor Barbosa Batista da Silva, 13 anos, que participa da Escolinha de Futebol da Zona Norte, uma iniciativa de incentivo ao esporte, da Prefeitura Municipal do Natal. Luiz Felipe falou sobre a sua relação com o esporte e sobre a importância desse evento. “Eu sou fanático por vôlei! Pratico o vôlei de quadra e, quando estou livre, também gosto de jogar vôlei de praia. Então gostei muito desse momento porque, além da oportunidade de conversar com os atletas, eu acho que pode ser importante para aqueles alunos que pensam em praticar o esporte, mas ainda não têm o incentivo para começar. Eu já acompanhava o trabalho de Allison, porque acho ele muito habilidoso. Para mim, ele é uma inspiração”. Já João Vitor fez comentários sobre o evento. “Eu achei o evento muito legal, porque me proporcionou conhecer atletas que eu já acompanhava de algum tempo, como o Márcio. Eu acho ele um jogador muito bom e confiante, e, inclusive, ele é uma grande inspiração para alguns amigos meus que praticam vôlei”.

Em conversa com o professor de Educação Física da E. M. Prof. Waldson José Bastos Pinheiro, Romerito Sóstenes Canuto, ele ressaltou a importância do esporte para os alunos e de como o evento tem relevância para eles. “A participação da Escola Prof. Waldson Pinheiro aqui, hoje, é para poder passar aos nossos alunos como é a formação de um atleta, para eles ouvirem o que os jogadores fizeram para chegar onde chegaram na carreira deles, como foi todo esse passo a passo deles mesmo. Isso é uma forma de a gente estreitar a ponte, principalmente para os nossos alunos que treinam vôlei”. Ele ainda comentou sobre a prática do esporte na unidade de ensino: “A nossa escola desenvolve um projeto, onde os alunos podem praticar voleibol, basquete e futsal. Os alunos do vôlei já participam dos jogos escolares – tanto nos jogos do município quando do estado – e isso aqui é mais uma forma de incentivá-los a continuarem no esporte, que a gente entende que é uma ferramenta de inclusão e de formação do ser humano”.