Encerrando a Semana do Professor aconteceu na noite da sexta-feira (18/10), a palestra “Estimulando o desenvolvimento integral do estudante e potencializando a construção do conhecimento” no auditório do Centro Municipal de Referência em Educação Aluízio Alves (Cemure). A palestra foi proferida por Anita Lilian Zuppo Abed, psicopedagoga da Mind Lab Brasil – Projeto MenteInovadora e consultora da Unesco.

A secretária Cristina Diniz fez um resumo da Semana do Professor e agradeceu o empenho de todos da SME para o sucesso do evento. “Sou muito grata a todos da secretaria que nos acompanharam no apoio, também as parcerias que colaboraram para realizar a Semana do Professor. Foi uma forma de valorizar e integrar os professores nas atividades de lazer, saúde, cuidados estéticos, conhecimentos, enfim, foi uma semana para ficar marcada para sempre”, disse.

A secretária adjunta de Gestão Pedagógica, Ednice Peixoto, mediadora da palestra, comentou na abertura que o conhecimento é o grande complexo desta era digital, onde existem muitas informações e pouco conhecimento de fato. “Quando se tem esse conhecimento, tem que saber o que fazer com esse conhecimento e sua aplicação na educação”, afirmou.

A palestrante Anita Lilian Zuppo, começou com uma dinâmica para os paradigmas educacionais e os princípios da ciência clássica e em seguida tratou de temas como desenvolvimento humano e processo ensino-aprendizagem em sala de aula, diagnóstico e intervenção nos problemas de aprendizagem, uso pedagógico de jogos e ensino-aprendizagem da matemática.

“Vivemos tempos de profundas e aceleradas mudanças na sociedade e as instituições de ensino, não acompanham esse ritmo frenético de transformações. No Brasil e no mundo, estão se buscando alternativas para preparar as crianças e jovens de hoje para um futuro incerto que se abre à nossa frente. É urgente e necessário que os paradigmas que sustentam a prática pedagógica se ajustem ao novo estudante e à nova realidade em que vivemos”, explicou.

Anita comentou que vem se estabelecendo um momento no currículo escolar com uma intencionalidade focada no envolvimento da pessoa, como a relação do professor e aluno, onde mostra que é o aluno que nos autoriza ensinar. A temática envolveu ainda o desenvolvimento integral na escola e as habilidades sócio-emocionais como criatividade, emoção, razão e aprendizagem. “Se devolveram os métodos que ajudam uma estrutura e sistematização dos processos internos da educação e o professor como grande figura mediadora, que utiliza a situação para desenvolver habilidades e a metodologia. É o que provoca emoções, é um instrumento, um recurso fabuloso pra você trabalhar os conteúdos e alguns cuidados para trabalhar habilidade no espaço escolar,” explicou.

A palestrante defendeu que cabe ainda ao espaço escolar o desenvolvimento de seres pensantes, criativos, construtores de conhecimento, que saibam se relacionar consigo mesmos e com os outros, comprometidos na construção de um mundo melhor. Concluindo a palestra, Anita mostrou como funciona o projeto MenteInovadora com os métodos metacognitivos através do trabalho educativo com jogos em sala de aula.

A professora de Artes, Vanessa de Oliveira Carneiro, da E. M. Professora Maria Alexandrina Sampaio, acompanhou a palestra e comentou sobre o contexto das habilidades sócio-emocionais no espaço escolar. “É urgente tratar sobre temas relacionados à emoção porque somos sujeitos integrais e com relação a isso, precisamos lidar com essa integralidade do ser, tanto a nossa, como a dos nossos alunos, dando oportunidade e expectativas boas para ampliar os conhecimentos”, disse. Vanessa de Oliveira também foi a ganhadora da viagem à Recife(PE) para conhecer uma atividade didática da Mind Lab numa escola pernambucana.