A Secretaria Municipal de Trabalho e Assistência Social – Semtas está realizando várias ações de conscientização em virtude da Semana de Mobilização em alusão ao 18 de Maio - Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual contra Crianças e Adolescentes. A Semtas se uniu as demais secretarias do município firmando parceria para a Semana de Combate e também ao enfrentamento contínuo a esse tipo de crime.

Desde o último dia 15 houve inúmeras mobilizações nos Shoppings e Aeroportos com banners e panfletagens de conscientização e combate realizadas por jovens beneficiados pelo ProJovem Adolescente. No dia 17, o Seminário de Mobilização e Articulação da Rede Parceiros de Enfrentamento à Violência e Exploração Sexual contra Crianças e Adolescentes reuniu representantes de organizações governamentais e ONG´s na luta ao enfrentamento.

Terça-feira, dia 18 de maio, - marco na luta à violência sexual contra crianças e adolescentes – uma carreata com concentração na Praça Cívica às 13h se uniu a uma caminhada no Ponto Sete, no Conjunto Ponta Negra (Av. Eng. Roberto Freire), finalizando o passeio na Orla de Ponta Negra. O objetivo da caminhada foi o de envolver crianças, adolescentes, famílias, organizações, etc. Foi uma tarde de apresentações em um palco armado próximo ao Morro do Careca por grupos beneficiados pela Semtas, dentre eles o PETI e o ProJovem Adolescente.

De acordo com Verônica Dantas, Coordenadora do Departamento de Proteção Social Especial - DPSE da Semtas, a conscientização deve estar presente em todos os dias do ano. “A vigilância tem que acontecer todos os dias, devemos permanecer atentos e constantes em nossas ações para o combate e erradicação desse tipo de crime”, enfatiza a coordenadora.

Até o dia 21, as Escolas Públicas (Municipais e Estaduais) e as Unidades de Saúde discutirão o tema em questão. " É importante destacar também a atuação dos profissionais do Centro de Referência Especializado da Assistência Social I (CREAS I) que estão desenvolvendo ações de conscientização, tais como panfletagens e uma parada na Praia do Meio com cartazes e faixas orientando banhistas", ressalta Verônica Dantas.

Os 13 núcleos do ProJovem Adolescente estão realizando ações desde o dia 10 de maio. Dentre elas estão as apresentações culturais, como a apresentação de Street Dance realizada na tarde de ontem (18) no Natal Shopping. As orientações também chegam às três Casas de Passagem: crianças e adolescentes estão recebendo informações sobre o assunto.

Atividades realizadas pelo CREAS II

Os profissionais do Centro de Referência Especializado da Assistência Social II (CREAS II) estão levando para as salas de aula peças teatrais de cunho educativo e orientações sobre como se prevenir desse tipo de crime. As peças estão circulando por 5 escolas municipais de Natal desde o dia 10 e seguem até o próximo dia 21.

As peças teatrais “O chapeuzinho teen”, para os adolescentes; e “O chapeuzinho vermelho e fantoches”, para as crianças têm o objetivo de orientá-los, de forma lúdica e interativa, sobre como evitar e prevenir os abusos.

Além disso, as crianças estão sendo preparadas para saber como buscar ajuda e segurança em situações suspeitas. Os pais também estão sendo orientados sobre cuidados a serem tomados. O foco do trabalho é atuar de forma a evitar que novos casos aconteçam, e que outras crianças e adolescentes sejam vítimas de tal situação. “No trabalho de enfrentamento ao abuso, estamos trabalhando na prevenção. As palestras vão ajudar as crianças e pais a perceberem as situações de abuso através das histórias lúdicas”, afirma Giselle Mary Silva, Coordenadora do Creas II.

Os telefones do disque-denúncia são: 100 ou 3232-7585.