O Seminário de Mobilização e Articulação da Rede de Parceiros de Enfrentamento à Violência e Exploração Sexual contra Criança e Adolescente, promovido pela Prefeitura de Natal através da Secretaria Municipal de Segurança Pública e Defesa Social (Semdes), terminou com saldo positivo na tarde desta segunda-feira (17).

A programação vespertina contou com a discussão dos seis eixos temáticos (Defesa e responsabilização; Prevenção; Mobilização e articulação; Atendimento; e Protagonismo infanto-juvenil) entre os grupos de trabalho. Os encaminhamentos retirados serão debatidos posteriormente em outros fóruns.

A preocupação com as crianças e adolescentes atendidas pelas instituições foi o destaque do grupo que discutiu o eixo Atendimento. “É preciso dar espaço para o acompanhamento das crianças atendidas pelas instituições, saber como se deu a continuidade da vida delas”, lembrou Gilson Medeiros, coordenador do projeto Vira Vida.

A necessidade do desenvolvimento de atividades que insiram a temática dentro das atividades escolares bem como ações que se desenvolvam na própria comunidade foram colocadas na maior parte dos grupos. O acesso à educação, com a ampliação do número de vagas nas escolas para o público infanto-juvenil, também teve destaque.

A periodicidade das ações foi o foco do grupo que discutiu o eixo Mobilização e articulação. De acordo com Joana Darc, representante do Instituto Ponte da Vida, é preciso que o dia 18 de maio seja relembrado mensalmente com a realização de outros eventos. “Uma mobilização anual é muito pouco. Além disso, deve haver uma maior integração entre os envolvidos”, destacou.

As novas ações e propostas de atividades resultantes do seminário de ontem devem ser temática para novos encontros ainda em 2010.

18 de maio

Nesta terça-feira (18), organizações, famílias, crianças e adolescentes de toda a comunidade natalense se concentrarão na Praça Cívica de Petrópolis a partir das 13h, e seguirão em carreata com trio elétrico até o Ponto Sete em Ponta Negra (ao lado do Praia Shopping). O momento será de dar visibilidade a importância do Dia Nacional de Combate a Exploração Sexual Infanto-Juvenil. No Ponto Sete também se formará uma concentração e, unidos os grupos, partirá uma caminhada até o final da rua Erivan França. No final do percurso estará montado um palco em que o público contemplará a apresentação de diversos grupos artísticos de capoeira, dança, balet, coco de roda, com participação especial da Orquestra Casa Talento. As apresentações seguirão até as 16h30.