As servidoras públicas que atuam na Secretaria Municipal do Trabalho e Assistência Social tiveram uma manhã de celebração pelo Dia Internacional da Mulher. Ao som dos músicos Cleilton Santos e Ruanna Santos, a acolhida emocionou as funcionárias que chegaram para o trabalho na sede da Semtas. A homenagem teve ainda chocolates e cartões com mensagens que reforçam a importância de cada uma delas para a gestão.

Em Natal, é visível a participação da mulher no mercado de trabalho e é notório o aumento de sua participação na gestão pública. A Semtas é considerada um modelo de participação feminina, pois tem 75% do seu quadro é formado por mulheres. Com isso segue avançando na luta pelos direitos igualitários.  Em meio a tantas adversidades,  fica evidente o avanço da prefeitura de Natal na inclusão das mulheres e no respeito a diversidade que é decisiva para a efetivação da democracia.

Para Adjuto Dias,   Secretário da pasta, “os desafios e obstáculos persistentes que as mulheres enfrentam estão sendo minimizados e criando possibilidade dentro do mercado econômico com desenvolvimento social para a mulher. Tenho orgulho de fazer parte da Semtas. Sou grato por toda a acolhida que venho tendo por essas mulheres fortes, comprometidas e empenhadas em suas atividades”, valoriza.

Apesar dos avanços conquistados e dos compromissos legais assumidos para continuar progredindo, as condições das mulheres no mercado profissional ainda estão longe de equidade entre os homens. A Prefeitura do Natal vem lutando para que essa realidade mude gradativamente. “É fato que a condição de chefe ainda não é uma realidade profissional para boa parte das mulheres que assumem o comando dos domicílios brasileiros, mas, acredito que estamos caminhando para essa realidade”, disse o gestor.

Isso implica promover oportunidades e dar condições para que as mulheres participem da vida em pé de igualdade com os homens. Sejam como gestoras públicas, dirigentes do alto escalão dos governos municipais, ou como ativistas de organizações da sociedade civil. "Trabalhar na Semtas muito de orgulha por que vemos como as mulheres estão ocupando cada vez mais espaços no mercado de trabalho. Sendo uma Secretaria onde sua predominância de servidoras são mulheres, muitos cargos também são ocupados por mulheres," comentou Vanda Laylla, diretora do DIMAPS.

A chefe de setor Flavyana Souza disse ser gratificante trabalhar em um espaço no qual as mulheres têm oportunidade de crescimento profissional e voz: "Digo que em todos os aspectos, a Semtas vem quebrando tabus no nosso município, não apenas no número significativo  de mulheres em seu quadro, mas também nos desafios diários enfrentados e o número de cargos de chefias serem ocupados por nós. Trabalhar cercada por mulheres é gratificante e traz a alegria em poder compartilhar ações complexas e desafiadoras, dividindo apoio e atenção"  conclui.